domingo, 10 de fevereiro de 2008

PERNAMBUCANOS NO CONSELHO NACIONAL DE CULTURA


No final de 2007, dia 19 de dezembro, o Ministério da Cultura fez história, com a instalação em Brasília o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), órgão deliberativo, parte integrante do sistema Nacional de cultura. Onde como representante do Teatro, temos o associado do SATED-PE, o ator, diretor e produtor Oséas Borba Neto. Pernambuco ainda tem outros três membros no conselho que são: Bruno Monteiro representando as Artes Visuais, Adriano Araújo como representante de Música Popular e Roberto Peixe Secretário de Cultura do Recife, como representante dos secretários de cultura das capitais. O mandato dos conselheiros é de dois anos a contar da sua posse, podendo se reeleger apenas para mais um novo mandato.
Oséas é o representante de Pernambuco na Câmara Setorial de Teatro, eleito por unanimidade em votação direta, com o apoio das entidades: APACEPE, SATED, ARTEPE e MTP. Na reunião com os outros representantes estaduais, na FUNARTE no Rio de Janeiro, teve seu trabalho reconhecido e foi eleito por eles, como o representante do teatro no CNPC.
O CNPC, órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura, tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional, nos termos do Decreto 5.520 de 24 de agosto de 2005.
No encerramento do encontro, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, agradeceu a vinda de todos os conselheiros e falou da importância da missão. “Vocês vão colaborar com o conjunto da sociedade brasileira, com o sonho, com a necessidade, com a demanda, a fome nacional brasileira. O Conselho é uma instância onde vocês vão poder dar resposta às perguntas que já devem estar formuladas pela dimensão representativa que vocês trazem.”
O secretário executivo do Ministério da Cultura, Juca Ferreira, fez uma pequena síntese dos assuntos já discutidos pelo CNPC nessa primeira reunião: a criação de um portal para o CNPC, a retomada da arquitetura brasileira como referência mundial, o tratamento das crises nas cidades como uma questão cultural estratégica, a disponibilidade de novas tecnologias para o desenvolvimento cultural e as ações já realizadas para o crescimento do setor museal, dentre outros assuntos.
Juca Ferreira ressaltou que o MinC tem que avançar em três dimensões - gestão, técnicas artísticas e culturais, e base tecnológica. “O Mais Cultura não poderá ser plenamente desenvolvido sem os gestores culturais dos municípios.” Também falou sobre as Câmaras Setoriais - órgãos consultivos vinculados ao CNPC - e da necessidade de consolidar um canal organizado para o diálogo, a elaboração e a pactuação permanentes entre os segmentos das artes e o ministério.
Já no próximo mês de março, Oséas, comunica que retomará as reuniões da Câmara Setorial aqui em Pernambuco, ouvindo todas as entidades e artistas em geral, para junto com os representantes dos outros estados, estar discutindo novas propostas, para alimentarem as discussões do CNPC.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

BAILARINOS NO CARNAVAL 2008


Os Bailarinos do popular da Cia de Danças João Teimoso, estiveram presentes na quinta-feira dia 31/01/08, no bloco do Santa Clara Saúde, no Bairro do Recife Antigo, saindo do Shopping Passo Alfandega e percorrendo as ruas do bairro. O grupo é coreografado por Conceição Silva e dançaram neste dia também Elaine Cristina, Mônica Maria, Adryelle Lilian, Breno Vieira, Fernando Marques, Francisco Maciel, Iracema Calixto, Daniele Montenegro, Joel Francisco e Luiza Cristina.
O ritmo e as cores de Pernambuco, espalharam a alegria pelas ruas do bairro!!!

ÚLTIMAS VAGAS DO CURSO DE TEATRO!!!


CURSO INICIAÇÃO TEATRAL ministrado pelo ator e diretor Oséas Borba Neto, pela Atriz e diretora Mônica Maria e pelo ator Chico Maciel. Destina-se a jovens e adultos, iniciantes, modelos que pretendem aprender a arte da interpretação, ou simplesmente, para pessoas que desejam se soltar em público e conhecerem um pouco mais sobre teatro, com noções de interpretação para cinema e tv. No programa estão: histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros. com duração de 06 meses, aos sábados das 16 ás 19 hs, valor R$ 35,00 (mensal); – ÚLTIMAS VAGAS!!!

O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 04 no bairro da Boa Vista. Maiores informações no local ou pelo telefone (81)3231-5125

UMA AGÊNCIA PARA TODOS OS TALENTOS!!!




AGÊNCIA DE TALENTOS DE PERNAMBUCO




A Agência de Talentos de Pernambuco, empresa ligada ao Grupo João Teimoso, vem por meio desta, oferecer os serviços de nosso amplo e variado casting, onde vossa empresa, vai encontrar o profissional que precisa, para seu comercial, sampling, evento, show, promoção, espetáculo e etc, com profissionalismo e seriedade.
Nossa empresa reúne os melhores profissionais do mercado e ainda conta com grupos de teatro e dança, na sua ampla variedade de opções. Não perca tempo, entre agora mesmo em contato e nos consulte sem compromisso.

Aqui vocês encontram, artistas de um modo geral, tais como:
ü Atores/atrizes;
ü Promotor (as);
ü Recepcionistas para eventos;
ü Bailarinos (as);
ü Performances;
ü Modelos/Manequins;
ü Artistas Circenses;
ü Diretores Artísticos;
ü Músicos/cantores;
ü Cenógrafos;
ü Além de Grupos de Teatro adulto e infantil, grupos de dança Popular, Jazz e Dança do Ventre.

CONTATOS:

AGÊNCIA DE TALENTOS DE PERNAMBUCO
Rua do Aragão, 27, sala 04 – Boa Vista
Recife-PE CEP. 50.060-150
FONE: (81) 3231-5125
E-MAIL: agenciadetalentosdepe@gmail.com

DESTAQUE DO MÊS DA AGÊNCIA DE TALENTOS DE PE

Nesta Coluna vamos mostrar todo mês um dos destaques da AGÊNCIA DE TALENTOS DE PERNAMBUCO






Modelo/Manequim, Promotora e Recepcionista de Eventos.

JOÃO TEIMOSO TAMBÉM É DANÇA!


Em novembro de 2006, nasceu a Cia de Danças João Teimoso, formada depois de uma seleção bailarinos (as), que já tinham experiência. Inicialmente a Cia trabalha com Dança Popular, Jazz e Dança do Ventre, resgatando nossos ritmos. No caso do popular já em fase de lapidação o espetáculo “Aquarela Pernambucana”, com Coreografia de Conceição Silva, trabalho esse, que a companhia pretende viajar, levando o ritmo do nosso estado para fora de nossas fronteiras.

Já o grupo de Jazz também prepara um trabalho, unindo o Jazz com o contemporâneo e o popular, ainda sem titulo, com coreografias de Leandro Kaleu.

Na Dança do Ventre o núcleo é denominado de Grupo Falak, com coreografia de Pryscilla Durdana, que desenvolve um trabalho de pesquisa unindo a dança do ventre, com ritmos populares. Nos três grupos, a direção artística é de Oséas Borba Neto, são cerca de 30 bailarinos, trabalhando com seriedade e profissionalismo em prol de nossa dança, além de provarem que um grupo como o João Teimoso, o teatro e a dança, podem viver em harmonia e sintonia com objetivos semelhantes.
A nova Companhia que comemorou um ano de existência e pretende ser presença constante nos eventos de dança, em Pernambuco e onde mais possam participar neste ano de 2008.
Desde a sua fundação em 2001, que o grupo João Teimoso tem uma ligação com a dança, tentou parcerias com outras companhias, tendo forte ligação com algumas até hoje. O Grupo espera no futuro, montar um musical, unindo os seus diversos segmentos artísticos.
Aguarde e verão os frutos deste e de outros trabalhos!!!

BOLETIM JOÃO TEIMOSO


Depois de longo tempo ausente de nossos leitores, o BOLETIM JOÃO TEIMOSO, que durante anos foi enviado a nossos leitores por E-Mail, agora se transforma num Blog, para facilitar a sua leitura e dar a oportunidade de outras pessoas terem acesso.

Pretendemos continuar com nosso objetivo inicial, não só divulgando noticias relacionadas com o Grupo João Teimoso, mas darmos voz a cultura como um todo, mantendo todos informados, sobre o que acontece na cultura do Recife, de Pernambuco e do Brasil como um todo!!!

Não temos vinculos, nem estamos presos a tendencias e nosso unico compromisso é com a nossa cultura como um todo!!!

Desejamos que gostem deste novo formato e contamos com a participação de todos, inclusive enviando releases e fotos para nosso E-Mail: grupojoaoteimoso@globo.com


Um grande abraço a todos!!!


Oséas Borba Neto

Diretor Geral