terça-feira, 20 de janeiro de 2009

PORTAL MÚSICA RECIFE DIVULGA ARTÍSTAS E MÚSICA MAIS ACESSADAS

O site Música Recife (www.musicarecife.com), portal da Gerência de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife, passa a divulgar a partir deste mês a lista dos dez artistas e músicas mais acessadas pelos internautas. Em dezembro, os artistas mais visitados foram: A Banda de Joseph Tourton, Almir Rouche, Carfax, DJ Bruno Pedrosa, Ivinho e Gilmar Serra, João do Morro, Jorge Neto "Sanfoneiro Cantador", Naná Vasconcelos, Orquestra Contemporânea de Olinda e Victor Camarote & Banda Arquibancada.

Já as músicas mais ouvidas e baixadas foram: "Deusa de Itamaracá" (Almir Rouche), "Pego o microfone" (Banda Viruz), "Beija-flor" (Cezinha), "Profana e pura" (Geraldo Maia), "Aviso a Geórgia" (Ivinho e Gilmar Serra), "3 segundos" (João do Morro e DJ Bruno Pedrosa Remix), "A balada cavernosa" (Lula Côrtes e Má Companhia), "O toque do tambor" (Milla Bigio), "Tique" (Pocilga Deluxe) e "Maria Mariazinha" (Victor Camarote & Banda Arquibancada).

Podcast - O portal Música Recife colocou no ar duas edições especiais em formato podcast com as músicas do CD do Concurso de Música Carnavalesca Pernambucana 2008/2009. Trinta composições foram selecionadas para a finalíssima que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro do ano passado, no Teatro do Parque. Dessas, 15 foram escolhidas vencedoras e estão disponíveis em streaming para os internautas de todo o mundo gratuitamente na seção Podcast.

Cadastro - Qualquer artista pode se cadastrar no site através do endereço www.musicarecife.com e criar sua página, inserindo músicas, fotos, releases e links. O portal vem sendo bem acessado desde seu lançamento, em setembro de 2008, e possui seções com agenda de shows, notícias, galeria de fotos, podcast, histórico da música em Pernambuco, textos sobre os ritmos locais, guia da cidade, entre outros.

Mais informações: www.musicarecife.com

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA PAUTAS DOS TEATROS BARRETO JÚNIOR E PARQUE

Estão abertas as inscrições para a Temporada Regular de Artes Cênicas nos teatros Barreto Júnior e Parque para o primeiro semestre de 2009. Os interessados devem encaminhar o Projeto de Montagem para a Gerência Operacional de Teatros localizada na Rua Montevidéu, 114 Boa Vista Recife PE, no período de 20/01 a 20/02/2009 - das 9:00 às 13:00.

A FCCR coloca à disposição dez tipos de pautas, sendo 06 para o Barreto Júnior e 04 para o Parque. Os espetáculos serão selecionados por uma comissão de profissionais de notório saber em Artes Cênicas. A programação prevê a realização de curtas e longas temporadas para adultos e crianças.

Todas as informações estão disponíveis no Regulamento de Ocupação 2009.1 que envio anexo. Também segue o formulário de inscrição para disponibilização no site da Prefeitura, ok?

MAIORES INFORMAÇÕES:

Gerência Operacional de Teatros - GOT: 3232 1670

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CINEMA DO PARQUE TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A partir da próxima segunda-feira (12), o Cinema do Parque conta com uma programação especial. Além de exibir os filmes da programação normal, de segunda a sexta-feira, teremos dois eventos semanais: às segundas, as sessões do Projeto Cineclube e, às quartas, o Projeto Cinema Falado. Com o Cinema Apolo tomado pelas pautas do Janeiro de Grandes Espetáculos, o Parque será o palco para os dois eventos. A diferença é que os projetos serão realizados todas as semanas do mês a partir desta segunda.

Durante o Projeto Cineclube o Parque tenta refletir acerca do conflito na Faixa de Gaza por meio de três filmes cujo tema é a guerra: o franco-suíço Nossa Música, de Jean-Luc Godard; o israelense Delicada Relação, de Eytan Fox; e clássico libelo anti-guerra Johnny vai à Guerra, de Dalton Trumbo. Os filmes terão como debatedor o escritor, crítico de cinema e cineasta Fernando Monteiro.

Já no Projeto Cinema Falado, o destaque é o cinema pernambucano por meio de três realizadores: Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Lírio Ferreiro. A cada quarta-feira, serão exibidos os principais filmes destes cineastas. No final das sessões, eles participarão de um debate mediado pelo jornalista e cineasta Amin Stepple.

O acesso do público às sessões especiais do Cineclube e do Cinema Falado é gratuito.

Veja a programação:

Projeto Cineclube

12, 19 e 26 de janeiro de 2009
Debatedor: Fernando Monteiro (escritor, crítico de cinema e cineasta pernambucano).

ENTRADA FRANCA



Cinema Falado Preço do ingresso: R$ 1,00

A programação especial do Cineclube (Nossa Música) e do Cinema Falado (O Rap... e Baile Perfumado) têm entrada gratuita.

Debates com os cineastas Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Lírio Ferreira

14 de janeiro

Paulo Caldas – Exibição do curta metragem Nem Tudo São Flores e dos longas-metragems Deserto Feliz, O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas e Baile Perfumado

21 de Janeiro

Marcelo Gomes – Exibições dos curtas-metragens Perna Cabiluda, Maracatu Maracatus e Clandestina Felicidade e dos longas-metragens Madame Satã, de Karin Ainouz (co-roteirizado por Marcelo) e Cinema, Aspirinas e Urubus.

28 de janeiro

Lírio Ferreira – Exibição dos longas-metragens Baile Perfumado, Árido Movie e Cartola – Música para os Olhos.

Ao final da programação do dia, o jornalista e cineasta Amin Stepple media debate com os realizados. A entrada para os filmes e aos debates é gratuita (a única exceção é a exibição do longa-metragem Deserto Feliz).

Entrada Franca

Sinopses:

Nossa Música (12/01)

(Notre Musique)

França/Suíça, 2004

Direção: Jean-Luc Godard

Gênero: Drama

Elenco: Sarah Adler, Nade Dieu, Rony Kramer, Simon Eine, Jean-Christophe Bouvet, George Aguilar, Ferlyn Brass, Leticia Gutiérrez, Aline Schulmann, Jean-Luc Godard, Juan Goytisolo, Mahmoud Darwich, Jean-Paul Curnier, Pierre Bergounioux, Gilles Pecqueux

Sinopse: A visão de Godard sobre a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Tal qual a obra de Dante, o filme é dividido em três capítulos: céu, inferno e purgatório. Notre Musique ganhou um prêmio especial como melhor filme do ano no festival de San Sebastian (2004).

Delicada Relação (19/01)

(Yossi & Jagger)

Israel, 2002

Direção: Eytan Fox
Gênero: Drama

Elenco: Ohad Knoller, Yehuda Levi, Assi Cohen, Aya Steinovitz


Sinopse: Numa base militar na fronteira de Israel com o Líbano, dois militares vivem uma história de amor proibida. Baseado em uma história real. Vencedor do prêmio do público no Festival Gay de Turim/2003.

Johnny Vai à Guerra (26/01)
(Johhny Got His Gun)
EUA, 1971

Direção: Dalton Trumbo

Eenco: Timothy Bottoms, Kathy Fields, Marsha Hunt, Jason Robards, Donald Sutherland, Diane Varsi, Milton Barnes

Gênero: Guerra

Sinopse: Primeiro e único filme dirigido pelo escritor e roteirista Dalton Trumbo, uma das grandes vítimas do Macarthismo, Johnny Vai à Guerra criou a figura do soldado sem nome como uma metáfora de todos os homens que perderam a vida na guerra. A história é narrada em dois níveis, com o preto-e-branco e o colorido, separando a vida e a agonia de um soldado reduzido a um torso em combate, durante a Primeira Guerra Mundial. Por meio de um monólogo interior, conhecemos o que foi a vida do jovem soldado e acompanhamos o que restou de seu corpo, numa sala escura de hospital.

Deserto Feliz

Brasil/Alemanha, 2007

Direção: Paulo Caldas
Gênero: Drama

Elenco: Hermila Guedes, Peter Ketnath, Nash Laila, João Miguel, Zezé Motta, Servilio De Holanda, Magdale Alves, Aramis Trindade, David Rosenbauer, Marília Mendes


Sinopse: Após ser violentada pelo padrasto, garota que mora no sertão foge para o Recife, onde se envolve com o turismo sexual. Nesse mundo, ela se apaixona por um turista alemão.

Nossa Música

(Notre Musique)

França/Suíça, 2004

Direção: Jean-Luc Godard
Gênero: Drama

Elenco: Sarah Adler, Nade Dieu, Rony Kramer, Simon Eine, Jean-Christophe Bouvet, George Aguilar, Ferlyn Brass, Leticia Gutiérrez, Aline Schulmann, Jean-Luc Godard, Juan Goytisolo, Mahmoud Darwich, Jean-Paul Curnier, Pierre Bergounioux, Gilles Pecqueux

Sinopse: A visão de Godard sobre a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Tal qual a obra de Dante, o filme é dividido em três capítulos: céu, inferno e purgatório. Notre Musique ganhou um prêmio especial como melhor filme do ano no festival de San Sebastian (2004).

O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas

Brasil, 2000

Direção: Paulo Caldas e Marcelo Luna
Gênero: Documentário

Elenco: Hélio José Muniz, Alexandre Garnizé
Sinopse: Dois personagens, Helinho e Garnizé, formam o eixo deste documentário. O justiceiro Helinho, de 21 anos, conhecido como Pequeno Príncipe, é acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragibe (PE). Garnizé, músico, 26 anos, componente da banda de rap Faces do Subúrbio, militante político e líder comunitário em Camaragibe, usa a cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na periferia. Os dois são os opostos e ao mesmo tempo iguais na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, que é travada diariamente nos subúrbios das grandes cidades brasileiras.

Baile Perfumado

Brasil, 1997

Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Gênero: Drama histórico

Elenco: Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade, Chico Díaz, Jofre Soares, Cláudio Mamberti, Germano Haiut, Manoel Constantino, John Donovan, Giovanna Gold, Daniela Mastroianni, Rutílio Oliveira, Roger de Renor, Geninha da Rosa Borges

Sinopse: Jovem libanês radicado no Nordeste sai em busca de recursos para realizar um grande sonho: capturar, com sua câmera cinematográfica, as andanças do bando do cangaceiro Lampião. O título remete à lenda de que Lampião, um homem vaidoso, gostava de usar perfumes.

High School Musical 3 - Ano de Formatura

(High School Musical 3: Senior Year)
EUA, 2008Direção: Kenny Ortega
Gênero: Musical

Elenco: Zac Efron, Vanessa Anne Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu, Monique Coleman, Bart Johnson, Alyson Reed, Olesya Rulin

Sinopse: Agora no último ano da escola, os namoradinhos cantores Troy e Gabriella lidam com a possibilidade da separação, já que cada um seguirá para uma universidade diferente. Nada disso, no entanto, impede que o casal e mais todo o resto do elenco se divirtam e liderem um grande musical que conta, justamente, suas experiências, esperanças e inseguranças sobre o futuro.

Cinema do Parque

Rua do Hospício, 81, Boa Vista - Recife – PE – CEP: 50050-080

Fones: 3232.1553 – 3232.1556



quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

XV JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS COM VARIADA PROGRAMAÇÃO

Começa no próximo dia 14, um o mais importante festival de teatro e dança de Pernambuco, que se transformou num destaque, por trazer a cara da cena pernambucana aos os nossos palcos no mês de janeiro. Já faz 15 anos que este é um mês de grandes espetáculos. Neste ano, o XV JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS homenageia Leda Alves, atriz e uma dos fundadores do grupo de Teatro Popular do Nordeste, com atuação marcante nas décadas de 60 e 70 sob a direção de Hermilo Borba Filho.

Nesta edição do evento as atrações vão estar nos palcos dos teatros do Parque, Apolo, Hermilo Borba Filho, Armazém e Barreto Júnior (onde os ingressos custam 5 e 10 reais) e no Teatro Santa Isabel (custando R$ 15 e R$ 7,50). Em Olinda, as atrações serão gratuitas.

Confira a programação completa:

Teatro de Santa Isabel (Tel. 3232 2940)
Ingresso: R$ 15 e R$ 7,50 (estudantes e maiores de 65 anos)

Dias 14, às 20h (com abertura oficial do evento às 19h), e dia 27, às 20h30
Cantigas do Sol ou Dom Quixote de Cordel (Dramart Produções)
Texto e direção: Vital Santos. Concebido dentro de uma perspectiva operística, o espetáculo é inspirado na poesia de Zé Dantas, Humberto Teixeira e outras de domínio público para contar parte da história de um ícone da cena musical e cultural do Brasil: Luiz Gonzaga.

Dia 15, às 20h
Auto da Compadecida (Dramart Produções)
Texto: Ariano Suassuna. Direção: Marco Camarotti (in memoriam). Em cartaz há 16 anos pelo Brasil e com referências ao universo circense, esta divertida montagem mostra as peripécias do espertalhão João Grilo e seu inseparável amigo Chicó, enganando muitos e brincando até com Deus e o Diabo.

Dia 16, às 20h
La Bayadère (II Ato Completo), com o Ballet da Cidade do Recife (Fátima Freitas Produções)
Coreografia original: Marius Petipa. Remontagem: Rudolf Nureiev. Professores ensaiadores: Eduardo Freire, Isabel Ferreira, Luís Rúben Gonzalez e Thereza Rachell Freitas. Direção: Fátima Freitas. Um dos mais conhecidos ballets de repertório que mostra o romance entre Solor, um jovem guerreiro, e Nikiya, uma bailadeira do seu templo. Ambos juram fidelidade eterna, mas a traição e o remorso circundam esse amor.

Dia 18, às 20h

Pra Ver Ogum (Balé Afro Majê Molê)
Coreografias e direção: Gilson Pereira. O espetáculo presta uma homenagem ao orixá do fogo e do ferro, das batalhas e das conquistas, cujo símbolo principal é uma espada chamada Idá. Com cantos e danças representativas, a cena evoca os mistérios de Ogum e sua força, sua luta.

Dia 21, às 20h30
Apareceu a Margarida (Cia. Trupe do Barulho)
Texto: Roberto Athayde. Direção: José Francisco Filho. Três atores dividem a mesma personagem, uma professora que usa um método nada ortodoxo de impor aos seus alunos (a platéia) seus saberes. O texto faz sérias críticas ao sistema educacional e político do país numa época de extrema repressão.

Dia 22, às 20h30

Crendices... Quem Disse? (Companhia de Danças de Diadema/SP)
Coreografia: Ana Bottosso e elenco. Direção: Ana Bottosso. A pesquisa gestual e movimentação deste espetáculo de dança contemporânea têm como eixo central as crendices populares, partindo de informações dos textos de Ariano Suassuna e de elementos das danças populares brasileiras.

Dia 23, às 20h30
Renato Spencer e Café Caxaça (Maracatú Producións / Brasil/Galícia)
Direção artística: María Comesaña e Renato Spencer. Show musical com um grupo de fusão galega e brasileira propondo uma mistura plena de ritmos e sonoridades variadas, com canções que vão de repertório próprio até clássicos da nova geração da MPB, além de exemplos da dança de dois ritmos da Galícia: muiñeira e a jota.

Dia 24, às 21h
Quinto Elemento (Quinteto Violado)
Direção musical: Quinteto Violado. Show do 31º álbum da discografia deste grupo que, com 37 anos de elogiada carreira, sabe como poucos manejar a música nordestina. No repertório, somente canções próprias e inéditas, o primeiro trabalho estritamente autoral.

Dia 25, às 20h30
Miss Star (Capibaribe Produções)
Texto: Renata Phaelante e Roberto Oliveira. Direção: Roberto Oliveira. Na época dos famosos programas de auditório na TV, somente uma candidata será escolhida a “miss talento” pela platéia, mas a histriônica mãe de uma das jovens fará de tudo para ver sua filha coroada.

Dia 28, às 20h30
Mercadorias e Futuro (Rec-Beat Produções)
Texto e elenco: José Paes de Lira. Direção: José Paes de Lira e Leandra Leal. O líder do grupo Cordel do Fogo Encantado interpreta Lirovsky, um vendedor de livros e inventor de máquinas que tenta convencer as pessoas que a obra que ele oferta, um livro profético, é imprescindível para a vida de qualquer um porque prevê o futuro!

Dia 29, às 20h30
O Fogo da Vida (Sônia Bierbard Produções)
Texto: Sônia Bierbard e Gustavo Falcão. Direção: João Motta. Permeada por questões como filosofia, sexualidade, religião, arte e fidelidade, a peça aborda a intensa história de amor entre a escritora Lou Andréas-Salomé, uma mulher considerada à frente do seu tempo, e o poeta Rainer Maria Rilke.

Dia 30, às 21h
Anjos de Fogo e Gelo (Rainbow Produções e Eventos)
Texto: Moisés Neto. Direção: José Francisco Filho. Na França do século XIX, a verdadeira e conturbada história de amor vivida pelos poetas Arthur Rimbaud e Paul Verlaine, este último casado com uma aristocrata. A encenação traça um paralelo entre a vida e a obra poética dos dois artistas.

Dia 31, às 21h
As Andanças do Divino (Balé Popular do Recife)
Texto e música: Antônio Madureira. Coreografia: André Madureira, Angélica Madureira e Mabel Carvalho. Direção: André Madureira. O espetáculo une o teatro e a dança brasílica, a partir das andanças de um mamulengueiro que sai do sertão rumo ao litoral encenando “A Paixão de Cristo”.

Dia 02 de fevereiro, às 19h (excepcionalmente com entrada franca)
Entrega do Troféu Apacepe de Teatro e Dança, com atrações convidadas.

*****
Teatro do Parque (Tel. 3232 1553)
Ingresso: R$ 10 (preço único)

Dias 18 e 25, às 10h
Hipopocaré, o Rei da Galhofa (Chocolate Produções Artísticas)
Texto: Antônio Guinho. Direção: Carlos Carvalho. Contando com a participação do Palhaço Chocolate, este divertido musical aborda a preservação do nosso planeta e o respeito às diferenças a partir da chegada de um estranho filhote de jacaré com hipopótamo em uma floresta.

****
Teatro Apolo (Tel. 3232 2028)
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e maiores de 65 anos)

Dias 16 e 17, às 19h
Fronteiras (Grupo Cena / DF)
Texto: Santiago Serrano. Tradução: Carmem Moretzsohn e Guilherme Reis. Direção: Guilherme Reis. Com muito humor, dois indivíduos que não se conhecem e aguardam para atravessar uma fronteira invisível aos poucos vão se revelando. A peça aborda questões relacionadas à dificuldade de comunicação, à perda da identidade e ao vazio existencial.

Dias 19 e 20, às 19h
O Gordo e o Magro Vão Para o Céu (Carlos Ramiro Fensterseifer e Liane Venturella Produções / RS)
Texto: Paul Auster. Direção: Liane Venturella e Nelson Diniz. Dois ícones do cinema são transpostos para um lugar indefinido, com a tarefa de construir um muro com dezoito pesadas pedras. A peça mantém o humor da dupla, mas com pitadas recheadas de crítica, inspiradas no universo beckettiano.

Dia 22, às 19h
Vire ao Contrário (Cia. Qualquer Um Dos Dois)
Coreografia e direção: Jailson Lima. Com um elenco formado somente por rapazes, o espetáculo mergulha nas relações humanas através da dança contemporânea, abordando a condição do homem diante dos conflitos e das possibilidades das escolhas, tantas vezes resistindo a mudanças.

Dia 24, às 19h
O Crime do Padre Amaro (Galharufas Produções)
Texto: Eça de Queiroz. Adaptação: Taveira Júnior. Direção: Lúcio Lombardi. Os dramas de um jovem padre que, designado para a paróquia de uma cidade em Portugal, apaixona-se por uma moça já comprometida. O conturbado romance revela a hipocrisia da sociedade portuguesa do século XIX.

Dias 25 e 26, às 20h30
A Mirada de Píer (Nut Teatro / Santiago de Compostela/Galícia)
Texto e direção: Carlos Neira Noya. De caráter experimental, a montagem reúne histórias de desconstrução do prazer que nos chegam através da arte, extraindo conflitos que geram o desejo, despersonalizando-os e universalizando-os, e criando uma história de ficção crível e real a partir da erótica do poder.

Dia 28, às 19h
Imagens Não Explodidas (Cia. Etc)
Direção: Marcelo Sena. Coreografia: José W Júnior e Marcelo Sena. Conceitos como tempo, harmonia, sincronia e intensidades servem à concepção deste espetáculo, que trata da correlação entre o pensamento musical e o coreográfico, buscando pontos que possam convergir ou divergir no encontro dessas duas linguagens.

Dia 30, às 19h
Tempo Fragmento (Ivaldo Mendonça em Grupo)
Coreografia e direção: Ivaldo Mendonça. O espetáculo, de dança contemporânea, aposta na idéia do movimento contínuo, espiral e fragmentário do tempo refletido em três corpos em constante diálogo e, às vezes, interrompido.

****
Teatro Hermilo Borba Filho (Tel. 3232 2030)
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e maiores de 65 anos)

Dias 15 e 16, às 19h
A Filha do Teatro (Teatro do Pequeno Gesto e Bloco Pi Produções / RJ)
Texto: Luís Augusto Reis. Direção: Antonio Guedes. Um triângulo familiar entre três mulheres é o ponto de partida deste espetáculo que é, ao mesmo tempo, uma homenagem e uma busca pelo sentido do teatro. Três atrizes se revezam na narração desta história com muitas reviravoltas e um destino trágico.

Dia 18, às 19h
Enamorados, a Demanda do Amor (Coletivo Enamorados de Teatro e Cia. das Artes)
Texto: Galiana Brasil. Direção: Galiana Brasil e Marcus Rodrigues. Direção musical: Sônia Guimarães. A partir de figuras concebidas por Roland Barthes, a peça nos guia no vasto e aterrorizante território do amor, propondo analogias aos estados daqueles que já percorreram tais caminhos amorosos e continuam destinados a amar.

Dia 21, às 19h
Por Uma Cabeça (Grupo Os Soltos de Teatro)
Texto concebido a partir dos escritos de Nelson Rodrigues. Adaptação e direção: Rafael Almeida. A peça reúne fragmentos da vida e obra daquele dramaturgo, com três atrizes contando, através de pares de sapatos, os dramas e comédias das mulheres-protagonistas do universo rodrigueano.

Dia 23, às 19h
Algum Amor Para Eugênia (Projeto O Aprendiz Encena)
Texto: Antônio Cadengue. Direção: Eduardo Machado. A peça traz como fio condutor algumas das memórias de Geninha da Rosa Borges, entrecruzadas por várias outras vozes, tecendo lembranças de uma atriz, diretora, mãe, mulher contemporânea de artistas que são nossa herança cultural teatral.

Dias 25 e 26, às 19h
Alguns Leões Falam (Cia. Clara / MG)
Texto e direção: Anderson Aníbal. Direção musical: João Márcio. Com trilha sonora executada ao vivo, a peça propõe uma reflexão sobre as fases da vida de três amigos, dos três anos de idade até os trinta e sete, primando por diálogos simples, com humor e emoção, em meio às suas descobertas, sonhos, brigas e desilusões.

Dia 27, às 19h
Fio Invisível da Minha Cabeça (Companhia do Ator Nu)
Texto baseado na obra de Caio Fernando Abreu. Direção: Breno Fittipaldi. Numa atmosfera noturna e urbana, um homem fala de sua busca por um sentimento que preencha o vazio e revela a tremenda luta interior para superar o limite que faz explodir em cada um a imensa vontade de ser feliz.

Dia 29, às 19h
Coreológicas Recife (Acupe Grupo de Dança)
Coreografia e direção: Isabel Marques. O público é convidado a entrar em cena, literalmente, nesta montagem, cuja idéia parte da interatividade lúdica com a platéia, de cunho explicitamente educativo, trabalhando de forma diferenciada os conceitos de Rudolf Laban na dança contemporânea.

Dia 31, às 19h
Rasif – Mar Que Arrebenta (Coletivo Angu de Teatro)
Texto: Marcelino Freire. Direção: Marcondes Lima. Direção Musical: Henrique Macedo. Doze contos são transpostos quase que na íntegra para o teatro, em diálogo com a projeção de imagens e trilha sonora executada ao vivo, a maioria monólogos em tom de ácido desabafo, revelando as fissuras que o tecido social brasileiro apresenta.

****
Teatro Armazém (Tel. 3424 5613)
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (estudantes e maiores de 65 anos)

Dias 17 e 18, às 21h
O Figurante Invisível (Grupo Quintal / ES)
Texto: Romário Borelli. Direção: Telma Smith. Tendo foco no trabalho do ator, a peça propõe uma discussão sobre o fazer teatral a partir de um grupo que, enquanto ensaia uma atriz para substituir a personagem Antígona, um experiente ator vem revelar que decidiu se desfazer de sua biblioteca pessoal.

Dia 28, às 19h
Ato (Grupo Magiluth)
Roteiro do grupo, inspirado na linguagem beckettiana. Direção: Júlia Fontes e Thiago Liberdade. Apropriando-se da arte do clown, do universo dos quadrinhos e do teatro gestual, a peça mostra o encontro de quatro personagens num lugar inóspito onde já não há esperança por dias melhores.

***
Teatro Barreto Júnior (Tel. 3232 3054)
Ingresso: R$ 10 e R$ 5 (crianças, estudantes e maiores de 65 anos)

Dia 15, às 20h (Preço único: R$ 3)
Avesso do Passo (Grupo de Dança da Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges)
Coreografia e direção: Célia Meira. Direção musical: Maestro Forró. Num misto de teatro e dança, a montagem revela o caráter religioso, mítico e profano da trajetória do frevo, com personagens variados e coreografias de passistas em solos ou grupos que vão da atitude agressiva da dança às brincadeiras infantis de roda.

Dia 18, às 16h30
A Árvore de Julia (Duas Companhias)
Texto: Luís Matilla. Adaptação: Moncho Rodriguez e Lívia Falcão. Direção: Lívia Falcão. A verdadeira e tocante história de uma jovem americana que, preocupada com a Natureza, decidiu morar em cima de uma árvore para impedir que uma companhia capitalista destruísse um bosque.

Dia 20, às 20h30
Deus Danado (Grupo de Teatro Arte-Em-Cena)
Texto: João Denys. Direção: Nildo Garbo. Numa relação familiar de amor e poder, um padrinho e seu afilhado vivem o drama de atravessar treze jornadas entre o claro e o escuro, diante do vazio da existência humana e cercados da seca que destrói e resseca muita mais que a terra árida do sertão.

Dia 21, às 20h (Preço único: R$ 3)
O Bolero de Raquel II (Programa Passagem Para a Vida da ONG Casa de Passagem)
Roteiro e direção: José Mário Austregésilo. Em cena, personagens que interpretam sua própria história real ou o teatro “de dentro para fora”, com o subtítulo “Vem Cá Vem Ver, Que Dentro do Tumulto Pode Estar Você”, abordando a difícil realidade de jovens na periferia urbana.

Dia 23, às 20h30
Trupizupe, o Raio da Silibrina (Pedro Portugal Produções)
Texto: Bráulio Tavares. Direção: José Manoel. Um andarilho esperto, safado que só a gota, chega a um reino dominado pela corrupção e lá descobre que a filha do Rei está fazendo adivinhações para todos os nobres da corte e aquele que acertar, ganha a mão da “avançada” moça, caso contrário, vai à forca.

Dia 25, às 16h30
Outra Vez, Era Uma Vez... (Cia. Fiandeiros de Teatro)
Texto, direção e direção musical: André Filho. Com trilha sonora ao vivo, o espetáculo mostra o conflito interior de um escritor incapaz de finalizar sua obra, até que seus personagens ganham vida e, guiados pelo som da música, o levam para dentro da sua própria história.

Dia 27, às 20h30
Igual Sem Igual (Compassos Cia. de Danças)
Coreografia e direção: Ivaldo Mendonça. A equipe traz à cena uma nova discussão sobre a desordem em que se encontra emergida nossa sociedade, traduzindo, através da dança contemporânea, as distinções e as não-semelhanças desta desorientação aparentemente interminável.

Dia 31, às 16h30
Historinhas de Dentro (Grupo de Teatro Quadro de Cena)
Texto e direção: Samuel Santos. Direção musical: Zeh Rocha. Delicada aventura musical narrando a trajetória de uma garota que nasce com um probleminha cardíaco e tem o desejo de entrar no próprio corpo para ver e ouvir seu pequenino coração bater. O que ela encontra dentro de si? Um grande circo!

PROGRAMAÇÃO OLINDA
Entrada franca. Censura livre.
Local: Parque do Carmo (Sítio Histórico de Olinda)

Dia 24, às 17h
Dom Dragão Nas Terras do Boibumzar (Grupo Arteiros – Olinda/PE)
A peça borda a questão do meio ambiente e de como preservá-lo. Na cidade de Bunzar, dois empresários-dragões pretendem implantar uma fábrica de produtos tóxicos, o que termina por fazer parar a festa do boi, mas dois amigos, Tião e Serafim, lutam para que a alegria e o equilíbrio ambiental do local não sejam prejudicados.
Texto e direção: coletiva. Elenco: Andreza Cavalcanti, Ivo Rodrigues, Leonardo Soares e Lucas José.

Dia 24, às 20h
O Reencontro dos Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua (Cia. Teatral Turma do Biribinha – Arapirica/AL)
O reencontro de dois palhaços de circo, Biribinha e Lingüiça, que não se vêem há muito tempo, promove cenas inusitadas enquanto os dois relembram o maravilhoso passado juntos. Um espetáculo cheio de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por canções ao vivo e muita animação.
Texto: Teófanes Silveira e Eugênio Talma. Direção: Teófanes Silveira. Elenco: Nelson Silveira Neto, Teófanes Silveira, Teófanes Silveira Jr. e Wellington Santos.

Dia 31, às 17h
Chapeuzinho Moderno (Grupo de Teatro Amanhã Eu Digo o Nome – Olinda/PE)
Nada de contos de fadas, nada de estória encantada, o espetáculo aborda os dramas das famílias brasileiras de baixa-renda que sobrevivem milagrosamente do bolsa-família. A montagem toca em temas como a rebeldia juvenil, o alto custo de vida e os perigos da Internet.
Texto e direção: Aldenita Pereira. Elenco: Analícia Gabriela, Emerson Diniz, Kattiele Kananda, Kerolaine Cristiane, Regina da Silva e Ronaldo Quirino.

Dia 31, às 20h
A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina (Tropa do Balaco Baco – Arcoverde/PE)
Inserido no contexto da Folia de Bois e com trilha sonora ao vivo, eis a cômica história de um casal cuja mulher grávida, Catirina, pede ao marido um pedaço de língua de boi para matar o seu desejo. Mateus, então, vai meter-se com o bichano do terrível Capitão.
Texto e direção: Romualdo Freitas. Direção musical: Lula Moreira e Cacau Arcoverde. Elenco: Allan Shymmity, Dalva Laranjeiras, Dayara Carvalho, Everaldo Marques, Fabiana Moraes, Fabian Queiroz, Givaldo Silva, Mário Arantes, Pedro Gilberto, Ronald Brian, Thiago Alves e William di Castilho. Músicos: Romualdo Freitas, Fábio Bezerra e Alex Leite.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

COMEÇA O XV JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS


Várias atividades extras durante o XV Janeiro de Grandes Espetáculos, de 14 a 31 deste mês. Confira:

OFICINAS (inscrições já abertas):
Oficina de Atores – Cia. Clara de Teatro, com Anderson Aníbal (Cia. Clara de Teatro/MG). De 14 a 18 e de 19 a 23 (para apenas oito selecionados da fase inicial, com leitura dramatizada no último dia), sempre das 14 às 18h, no Teatro Armazém. Processo de seleção: enviar currículo – com contatos por telefone e e-mail – para o endereço oficinaciaclara@terra.com.br. Os selecionados poderão efetivar a inscrição no Sated/PE (Tel. 3424 3133) até o dia 12, no valor de R$ 30.

Sobre os Limites da Representação Teatral, com Antonio Guedes (Teatro do Pequeno Gesto/RJ). De 16 a 20, das 15 às 18h, na sala de ensaio do Teatro de Santa Isabel. Processo de seleção: enviar carta de intenção e currículo – com contatos por telefone e e-mail – para o endereço oficinaantonioguedes@terra.com.br. Os selecionados poderão efetivar a inscrição no Sated/PE (Tel. 3424 3133) até o dia 14, no valor de R$ 30.

Tecendo Partituras, com Luís Alberto Alonso (Coletivo Oco Teatro Laboratório/Cuba/BA). De 22 a 25, das 14 às 17h, na sala de ensaio do Teatro de Santa Isabel. Processo de Seleção: enviar currículo – com contatos por telefone e e-mail – para o endereço oficinaluisalonso@terra.com.br. Os selecionados poderão efetivar a inscrição no Sated/PE (Tel. 3424 3133) até o dia 20, no valor de R$ 30, e providenciar um bastão e um pano com 2m de comprimento e 50cm de largura para as aulas.

Iniciação à Interpretação, com José Pimentel (PE). De 19 a 23 e de 26 a 30, das 14 às 17h, no Teatro do Parque (com apresentação final aberta ao público no último dia, no Teatro Armazém, às 17h). Inscrição no Sated/PE (Tel. 3424 3133), no valor de R$ 30.

EVENTOS ESPECIAIS:
Projeto ReciclArte 4 (Espaço de Convivência: Relações Entre Dança, Lógica e Coreografia). Em parceria com o Grupo Experimental. De 26 a 30, na Oficina Francisco Brennand. Aulas Práticas: de 26 a 30, das 9 às 13h, com Luiz Fernando Bongiovanni (SP). Aulas Teóricas: de 26 a 29, das 14 às 18h, com Helena Katz (SP). Frutos do Convívio (apresentação aberta ao público dos resultados): dia 30, das 16h às 17h. Informações e inscrições gratuitas: (81) 3224 1482 / reciclarte4@gmail.com

Lançamento da nova edição da Revista Folhetim e bate-papo com a sua editora chefe, Fátima Saadi (RJ). Dia 16, às 20h30, no Teatro Hermilo Borba Filho, com entrada franca.

Seminário Trânsito na Cena Contemporânea Latino-Americana. Em parceria com o Colaborativo Permanência. Dia 20, das 14 às 18h, na Livraria Cultura: A Poética do Oculto, com Luís Alberto Alonso (Cuba/BA) e Pulsões Cênicas do Teatro Chileno Contemporâneo, com Hector Briones (Chile/BA), seguido de debate com o público ao final. Dia 21, das 14 às 18h, na Livraria Cultura: Panorama da Cena Contemporânea Latino-Americana, com Luís Alberto Alonso (Cuba/BA) e Hector Briones (Chile/BA), seguido de debate com o público ao final.

Lançamento em Pernambuco do Livro Trânsito na Cena Contemporânea Latino-Americana. Dia 20, às 18h, na Livraria Cultura (após o seminário).

Leitura Dramatizada como Conclusão da Oficina de Atores Cia. Clara de Teatro. Dia 23, às 15h, no Teatro Armazém, com entrada franca.

Conclusão da Oficina de Iniciação à Interpretação com José Pimentel. Dia 23, às 18h, no Teatro Armazém, com entrada franca.

Maiores informações: Leidson Ferraz (assessoria de imprensa) 81 - 3222 0025 / 9292 1316.