terça-feira, 27 de setembro de 2011

CULTURA COMBATE O DESCASO E O ABANDONO

Em meio ao descaso e o abandono que encontra-se a Praça Maciel Pinheiro, o Grupo de Teatro João Teimoso que tem sede nas proximidades, dentro do seu projeto de Guerrilha Cultural, realiza seus ensaios abertos em plena praça, aos domingos, levando um pouco de alento e diversão para moradores e frequentadores do local, além de chamar à atenção para o descaso dos orgãos públicos.


Para quem frequenta a Maciel Pinheiro é comum ver desabrigados usarem o local como albergue, onde dormem e tomam banho a luz do dia na fonte centenária, que foi trazida de Lisboa e é toda de marmore. Além do banho tais habitantes do local lavam as roupas na fonte e as "estendem" no canteiro que cerca a mesma. A sujeira é presente e nem a estátua de Clarice Lispector escapa da ações de vândalos. A praça só é lembrada nas campanhas eleitorais e eventos com passeatas, onde da mesma se faz a largada de caminhadas pelo centro.


Foi por tudo isso que o Grupo João Teimoso resolveu chamar à atenção para tal situação e durante os últimos meses, realizou ensaios aos domingos, do seu novo espetáculo teatral HADES, idéia esta que foi muito bem recebida por todos que passaram pelo local, parando e se deleitando com um pouco da mitologia greco/romana que faz parte do universo da peça.



O projeto Guerrilha Cultural é composto de várias ações e visam mostrar a força de nossa cultura e mostrar que podemos fazer arte de forma independente, sem nos tornarmos refens de políticos e governos, podemos sim ser parceiros, com respeito mútuo e boa convivência, mas lembrando que a arte é contestadora e denuncia irregularidades, quando estas existirem. ESTAMOS DE OLHO!!!