quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JANEIRO MÁGICO...




Era um fim de tarde ainda no final de novembro, não me lembro... Recebo uma mensagem de Oséas, me convidando para integrar o elenco do Sarau das Artes no Janeiro de Grandes Espetáculos. Eu fiquei pasma e respondi logo com um longo “SIIIIIMMMMMMM”.
Aquilo parecia coroar meses de esforço como simples aprendiz de comédia que sou e um filme passou pela minha cabeça. No dia 11 de agosto de 2012, eu e mais sete colegas levamos o Stand Up Comedy para o Sarau das Artes e a partir de então, o sarau passou a contar com mais esta linguagem artística em suas apresentações.
Mas aí, foi-me lançado um desafio. Seriam três sábados seguidos, com três apresentações e três textos diferentes. Até então, eu aprendera no workshop de Stand Up que um texto deveria ser trabalhado e retrabalhado. Mas como profissional da palavra que sou, aceitei o desafio e lancei três temas para me apresentar. Afinal de contas, não teria uma chance dessas outra vez, já que as grandes oportunidades só vêm uma vez na vida.
No primeiro dia, resolvi contar as histórias do meu bom e velho pai. Reconheço que foi mais uma homenagem a ele do que propriamente um texto de comédia. Mas se não fosse a veia cômica de meu painho, talvez eu nunca tivesse subido em um palco na minha vida. A presença de familiares, amigos e artistas queridos tornou esta noite mais do que especial e pra sempre registrada no coração.
Na semana seguinte, falei do que vivo no meu dia-a-dia, as redes sociais (ratinha de internet como sou). No último dia, resolvi falar de coisas que me assustam, preocupam e que acho feias, afinal, stand up é atitude e opinião... Paralelamente à minha aventura no Janeiro de Grandes Espetáculos, comecei uma nova trajetória artística: o curso de teatro no João Teimoso. Preciso dizer mais alguma coisa?
Só tenho a agradecer: a Deus e minha família, por tudo; ao Oséas e à turma do Grupo João Teimoso pela oportunidade; aos amigos queridos como Carlos Amorim, Evilásio Andrade, Luís Arcoverde, Fátima Braga entre outros artistas que marcaram presença e, finalmente ao público que foi nos prestigiar nas três noites. Eu costumo desejar boa sorte aos amigos dizendo “quebra tudo” e foi quebrando tudo que comecei 2013, consolidando o que realmente quero seguir. Obrigada.


Taís Paranhos
Jornalista, Comediante Stand Up e Aluna do curso de teatro do João Teimoso

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

SARAU DAS ARTES SE CONSOLIDA NA CENA PERNAMBUCANA



Agora já é fato incontestável, o Sarau das Artes, evento realizado pelo Grupo João Teimoso há mais de 03 anos, já é um evento consolidado na cidade do Recife! Esta constatação já vinha sendo feita desde 2012, com uma programação frequente e uma grade de atrações que a cada dia aumenta, com a procura de novos artistas e grupos, parceiros interessados em participarem do Sarau.

O Sarau das Artes é um evento do projeto Guerrilha Cultural do Grupo João Teimoso, que prevê uma serie de ações, inclusive de difusão,  como é o caso. O encontro acontece a cada 15 dias, sempre aos sábados à noite, começando ás 20 horas no Recanto dos Artistas, no Bar Kibe Lanches no bairro do Pina, no Recife-PE.

A Consolidação do Sarau que vem acontecendo neste início de 2012, se consolida este ano, com a publicação de um novo calendário de apresentações e com a participação nos três sábados do 19º Janeiro de GrandesEspetáculos, como uma das atrações extras do festival, se tornando um completo sucesso de público e das atrações participantes já nos dois primeiros sábados.

Existe uma grande carência de espaços para apresentações artísticas não só na cidade do Recife, mas em todo estado de Pernambuco. E com muita garra e determinação não só dos membros do Grupo João Teimoso, que vem bancando a realização de eventos por todo este tempo, sem recursos de apoios e patrocínios, mas também da credibilidade de outros artistas que se juntaram ao grupo, fortalecendo a grade de atrações das noites de sarau, bem como da produção do Janeiro de Grandes Espetáculos, que acreditou na proposta e referendou dentro da programação do festival neste ano de 2013. Vida longa ao Sarau das Artes!!!



SERVIÇO:


INFORMAÇÕES: (81) 4141-5125

sábado, 19 de janeiro de 2013

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA A 13ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PERNAMBUCO EM DANÇA

O Festival Pernambuco em Dança está com suas inscrições abertas para a sua décima edição, que homenageia Ubiracy Ferreira e o Balé de Cultura Negra do Recife. 
Poderão participar grupos de danças profissionais e amadores, além de escolas, academias, pontos de culturas e projetos sociais. O regulamento para a inscrição está no blog
http://pernambucoemdanca.blogspot.com.br/p/regulamento.html

O Pernambuco em Dança acontecerá entre nos dias 16 de março e 29 abril em diversos palcos da Região Metropolitana do Recife e interior.

As produções de dança que quiserem fazer parte do 13º Festival Pernambuco em Dança serão aceitas até 20 de janeiro de 2013, conforme consta no regulamento. Poderão participar espetáculos em todas as suas vertentes da dança. Os materiais solicitados são fichas técnicas completas dos participantes; release da coreografia em CD, que também contenha o mínimo de cinco fotos em alta resolução do trabalho a ser apresentado - com os devidos créditos do fotógrafo -; um DVD da coregografia a ser apresentada; clipagem com matérias publicadas nos veículos de mídia sobre a companhia a se apresentar, assim como qualquer outro material que possa contribuir para a divulgação do trabalho a ser apresentado.


Cada espetáculo completo deverá ter de 30 minutos a 50 minutos corridos e as coreografias de companhias e grupos de danças profissionais poderão ser de até 15 minutos. Já os grupos amadores, projetos sociais, pontos de cultura, escolas e academias de dança têm 10 minutos para apresentação - incluindo suas variações, solos, trios e pas de deux. No entanto, não será necessário que todo o tempo sugerido seja utilizado, uma vez que ele indica apenas o limite máximo de cada coreografia. O material deverá ser enviado à Rua Vidal de Negreiros, nº 318, aptº 701 - bairro de São José - CEP: 50.020-480 A/C: Fred Salim.
 
SERVIÇO:


Blog: www.pernambucoemdanca.blogspot.com
Facebook: Festival Pernambuco em Dança
Assessoria de Comunicação: Mariângela Borba - DRT-PE: 4095
E-mail: mariangelaborb@gmail.com

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

GRUPO TRAMA CIRCULA ESPETÁCULO E LANÇA REVISTA NO NORDESTE



TRAMA NORDESTINA
GRUPO TRAMA DE TEATRO REALIZA CIRCULAÇÃO DO ESPETACULO JOHN & JOE E LANÇAMENTO DE PUBLICAÇÃO NO NORDESTE BRASILEIRO:
JOAO PESSOA, RECIFE E ARACAJU

O Grupo Trama de Teatro, sediado em Contagem – MG, realiza, durante o mês de janeiro de 2013, o projeto Trama Nordestina.  Trata-se da circulação do espetáculo John & Joe e do lançamento da Publicação Trama em Revista em três capitais do nordeste brasileiro: João Pessoa – 11, 12 e 13/01; Recife – 17, 18 e 19/01; e Aracaju – 25, 26 e 27/01.
As apresentações do espetáculo John & Joe têm entrada franca – retirada de ingresso uma hora antes no local. Após as apresentações, os atores passam o chapéu.  A publicação Trama em Revista será distribuída gratuitamente nos dias das apresentações.
O projeto Trama Nordestina é uma idealização do Grupo Trama de Teatro e tem por finalidade estabelecer intercâmbios com outros grupos teatrais do nordeste do Brasil. Todas as atividades acontecerão em sedes de Grupo Teatrais das cidades de João Pessoa, Recife e Aracaju.  Os grupos que acolhem o projeto são: SerTão Teatro (João Pessoa);  Fiandeiros (Recife) e Imbuaça (Sergipe).

O projeto Trama Nordestina foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010.

PROGRAMAÇÃO

JOAO PESSOA - PB
Dias:  11, 12 e 13 de Janeiro (apresentações do espetáculo John & Joe)
Dia:11  (Lançamento da publicação após apresentação do espetáculo)
Horário: 20 horas
Local: Ser Tão Teatro
Praça Largo São Frei Pedro Gonçalves, Nº 17, Varadouro
Entrada Franca.  Ao final do espetáculo os atores passam o chapéu!
Retirar ingresso 1 hora antes no local da apresentação
Informações: (83) 9992-9821

RECIFE - PE
Dias:  17, 18 e 19 de Janeiro (apresentações do espetáculo John & Joe)
Dia:17  (Lançamento da publicação após apresentação do espetáculo)
Horário: 20 horas
Local: Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, nº 46, 1º andar, Boa Vista - próximo à Praça Maciel Pinheiro
Entrada Franca.   Ao final do espetáculo os atores passam o chapéu!
Retirar ingresso 1 hora antes no local da apresentação
Informações: (81) 4141 2431.

ARACAJU - SE
Dias:  25, 26 e 27 de Janeiro (apresentações do espetáculo John & Joe)
Dia: 25  (Lançamento da publicação após apresentação do espetáculo)
Horário: 20 horas
Local:  Imbuaça Produções Artísticas
Rua Muribeca, 4 - Bairro Santo Antonio
Entrada Franca.  .  Ao final do espetáculo os atores passam o chapéu!
Retirar ingresso 1 hora antes no local da apresentação
Informações: (79) 3215 3064


ESPETÁCULO – JOHN & JOE

Sinopse
Num inusitado bar John e Joe encontram-se diariamente. Embalados por muitos goles de conhaque e muita música, eles levam e são levados pela rotina da vida. Na ânsia de garantir o gole de cada dia, perdem-se entre golpes e falsas espertezas. Quando a sorte dá as caras, esse acontecimento pode mudar o rumo dessa amizade... Ou não.

Sobre o  espetáculo John & Joe:
O espetáculo “John & Joe”, que tem texto inédito da húngara naturalizada suíça Ágota Kristof, com tradução de Joaquim Elias e Aryanne Perrottet, traz uma discussão sobre o poder corrosivo do dinheiro.

Com “John & Joe”, o Grupo Trama dá continuidade ao trabalho com Eid Ribeiro.  Essa é a terceira montagem do Trama assinada por Ribeiro, cuja parceria foi iniciada, em 2005, com a criação de “Os Três Patéticos”, seguido do espetáculo de rua “O Pastelão”.

“John & Joe”, estreou em setembro de 2009, no Espaço Trama – Teatro Garagem, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Em março de 2010 foi convidado a compor a mostra TEATRO PRA VER DE PERTO, com curadoria de Chico Pelúcio, dentro da programação do Festival de Curitiba, tendo sido considerado um dos melhores espetáculos da mostra. Logo após o espetáculo foi convidado e realizou uma temporada de sucesso no espaço TOM JOBIM, na cidade do Rio de Janeiro.

Ficha técnica:
Direção: Eid Ribeiro
Texto: Agota Kristof
Elenco: Carlos Henrique, Chico Anibal e Epaminondas Reis

Prêmios
O espetáculo recebeu os prêmios de Melhor Ator (Chico Aníbal), Melhor Direção, pelo, PREMIO SESC SATED MG e Melhor Ator Coadjuvante (Carlos Henrique) pelo PREMIO SINPARC, em 2010.




PUBLICAÇÃO TRAMA EM REVISTA

Trama em Revista é uma publicação criada pelo Grupo Trama de Teatro com o objetivo de registrar processos artísticos vivenciados pelo Grupo.  A publicação terá sua primeira edição lançada em janeiro de 2013.  O tema desta edição é o processo de criação entre o diretor Eid Ribeiro e o Grupo Trama de Teatro, o qual resultou na criação de três espetáculos: Os Três Patéticos, O Pastelão e John & Joe. O caderno traz textos analíticos sobre o Grupo Trama, além da publicação do texto Os Três Patéticos,  de autoria de Eid Ribeiro.
A publicação Trama em Revista será distribuída gratuitamente nos dias das apresentações.

GRUPO TRAMA DE TEATRO

O Grupo Trama de Teatro foi fundado em 1998.  A atuação do grupo, nesses 15 anos, pautou-se pela criação de espetáculos e pelo desenvolvimento de projetos além-palco.  As montagens do Grupo têm como característica geral trazer à cena temas que possam propor algum tipo de reflexão crítica sobre a sociedade atual.

Os projetos além-palco incluem atividades de intercâmbio com outros grupos e valorização da cultura popular. Dentre os projetos desenvolvidos estão o Grupos em Trama: que visa a criação de interlocução entre grupos teatrais iniciantes. Outra ação do grupo é o trabalho artístico com jovens da comunidade quilombola dos Arturos de Contagem MG, desde o ano de 2007.  Através desse processo, o Trama contribuiu para o estabelecimento do núcleo de Teatro do já existente Grupo Filhos de Zambi – Dança e percussão. Esse grupo tem por objetivo utilizar o teatro como instrumento de comunicação para valorização e perpetuação das tradições da comunidade.

Desde o ano de 2008, o Trama mantém sua sede com portas abertas à comunidade proporcionando uma programação contínua de apresentações de espetáculos, oficinas, encontros.  A partir do ano de 2010, a sede do Grupo foi transferida de Belo Horizonte para Contagem, cidade onde o Trama já mantinha projetos culturais.  Atualmente, a sede do Grupo – o Espaço Trama Contagem – funciona como um equipamento cultural da cidade onde há uma programação de espetáculos teatrais, oficinas, encontros de grupos.  Em Contagem, o trabalho do Trama consiste na manutenção da sede e sua programação, a qual tem como público alvo a população local, além de colocar em prática projetos artíticos que visam a valorização da cultura desta cidade.

Dentre as criações do Grupo, estão os espetáculos: ABRACADALIVRO, com texto inédito e direção de Glicério Rosário, esse espetáculo mostra às crianças os prazeres da leitura. Em 2001, o Grupo Trama monta o espetáculo O HOMEM DA CABEÇA DE PAPELÃO, com direção de Marcelo Bones, o espetáculo discute o valor da ética na sociedade atual. Essa montagem recebeu os prêmios de melhor espetáculo, melhor direção e melhor iluminação.   Em 2003, o Trama cria o espetáculo TABU. Com direção de Gustavo Bartollozzi, esse espetáculo propõe uma discussão sobre a contradição humana.    No inicio de 2005, o Grupo Trama inicia os trabalhos de produção do espetáculo OS TRES PATETICOS. Com texto inédito e direção de Eid Ribeiro, esse espetáculo faz uma divertida abordagem sobre as relações de poder, a utilização da tecnologia e questões políticas, econômicas e ecológicas da sociedade contemporânea. OS TRES PATETICOS recebeu o prêmio de Teatro Myrian Muniz, da Funarte. Esse espetáculo marca o inicio da parceria entre o Trama e o diretor Eid Ribeiro, que viria a assinar a direção de outros dois trabalhos do Grupo: em 2007, o espetáculo de rua O PASTELÃO, criado em parceria com jovens do projeto Grupos em Trama e, em 2009, JOHN & JOE. Com texto de Agota Kristof, essa montagem é uma reflexão sobre o poder do dinheiro e recebeu os prêmios de Melhor Direção, Melhor ator (Chico Anibal) e Melhor ator coadjuvante (Carlos Henrique).

A partir dos projetos desenvolvidos pelo Trama, em Contagem, foram criados ainda os espetáculos: Linha 8 de Março: Mulheres na Condução da História – uma reflexão sobre o papel da mulher desde o século XIX até os dias atuais.  O espetáculo foi encenado em um ônibus, que percorreu ruas e praças de todas as regionais de Contagem. Espetáculo tem dramaturgia de Eduardo Moreira (Grupo Galpão) e foi criado em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Contagem. Abolição – Um novo olhar – espetáculo criado com o Grupo Filhos de Zambi – da Comunidade dos Arturos.  Com dramaturgia de Cida Falabella (ZAP18) o espetáculo traz uma releitura do processo da Abolição da escravatura e suas consequências na sociedade brasileira, através do olhar dos jovens e das tradições culturais de resistência da centenária Comunidade dos Arturos.


Serviço:
TRAMA NORDESTINA
Espetáculo John & Joe – Publicação Trama em Revista
De 11 a 27 de janeiro de 2013 – João Pessoa, Recife e Aracaju
Programação:
JOAO PESSOA - PB
Dias:  11, 12 e 13 de Janeiro (apresentações do espetáculo John & Joe)
Dia:11  (Lançamento da publicação após apresentação do espetáculo)
Horário: 20 horas
Local: Ser Tão Teatro
Praça Largo São Frei Pedro Gonçalves, Nº 17, Varadouro
Entrada Franca.  Ao final do espetáculo os atores passam o chapéu!
Retirar ingresso 1 hora antes no local da apresentação
Informações: (83) 9992-9821

RECIFE - PE
Dias:  17, 18 e 19 de Janeiro (apresentações do espetáculo John & Joe)
Dia:17  (Lançamento da publicação após apresentação do espetáculo)
Horário: 20 horas
Local: Espaço Fiandeiros
Rua da Matriz, nº 46, 1º andar, Boa Vista - próximo à Praça Maciel Pinheiro
Entrada Franca.   Ao final do espetáculo os atores passam o chapéu!
Retirar ingresso 1 hora antes no local da apresentação
Informações: (81) 4141 2431.

ARACAJU - SE
Dias:  25, 26 e 27 de Janeiro (apresentações do espetáculo John & Joe)
Dia: 25  (Lançamento da publicação após apresentação do espetáculo)
Horário: 20 horas
Local:  Imbuaça Produções Artísticas
    Rua Muribeca, 4 - Bairro Santo Antonio
Entrada Franca.  .  Ao final do espetáculo os atores passam o chapéu!
Retirar ingresso 1 hora antes no local da apresentação
Informações: (79) 3215 3064

Contatos para entrevistas:
Produção Grupo Trama de Teatro:
Patricia Matos - (31) 8416 0452 // (31) 8728 8804
Epaminondas Reis - (31) 8415 9792
Carlos Henrique - (31) 8416 1161

Produção local em João Pessoa: Jose Hilton (83) 9992-9821
Produção local em  Recife: Daniela Travassos (81) 9979.5922
Produção local em Sergipe: Solange Gomes (79) 9981-7055

Assessoria de Imprensa: Astronauta Comunicação
Adilson Marcelino (31) 8875-4527 e Lucas Ávila