quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

UM GALO DA MADRUGADA DE CARA NOVA???


No último sábado dia 21 de fevereiro, o Recife acordou, deu bom dia e encontrou o Galo da Madrugada nas ruas do bairro de São José, parecia o mesmo, que tantos anos, trouxe alegrias aos recifenses e entrou para o livro dos recordes, como o maior bloco do mundo. Mas em 2009 ele vinha diferente, não só pela ausência do saudoso Enéas seu presidente e fundador, que veio representado, num boneco gigante, abrindo o desfile, teve também, a brilhante vibração de Gustavo Travassos seu filho, que como todo ano, veio no primeiro trio puxando com os demais artistas, o autêntico frevo pernambucano, mas algo tava com uma cara nova, com a Banda Calypso, puxando suas musicas tradicionais, para os que não conheciam a música, apesar da potência do som do trio, só ouviam o refrão e os gemidos de sua vocalistas, justo a mesma, que semanas antes, tinha declarado nos jornais que estava ensaiando o frevo, teve ainda a swingueira de João do Morro e a Banda Saia Rodada, esta última até que se esforçou para cantar nosso frevo. O Recife é multicultural e seu carnaval de todos os ritmos, mas será que O Galo da Madrugada, neste ano, veio mostrar uma nova cara? Ou tendência?
Não queremos criticar, afinal de contas, o desfile tava maravilhoso como sempre e foi um sucesso como todos os anos. Mas não podemos deixar de registrar uma pergunta que ouvimos de diversos foliões: Esta é a nova cara do Galo? Será que no futuro teremos que comprar Abadas? Que as vibrações de momo iluminem este bloco, que tantas alegrias trás ao povo pernambucano, tocando e enaltecendo o nosso frevo, como podemos ver nestas fotos do desfile!!!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

CNIC COM NOVOS MEMBROS

No último dia 6 de fevereiro, foi divulgada a relação dos novos conselheiros da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura, para o biênio 2009/2010 (Portaria nº 2, de 4 de fevereiro de 2009).

A primeira reunião de 2009 da CNIC será realizada nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.

Vejam abaixo o perfil dos novos membros:


Artes Cênicas

Titular: Cássia Navas Alves de Castro

Entidade que representa:Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-gradução em Artes Cênicas (ABRACE)

1º Suplente: Maria Helena Kuhner

Entidade que representa:Centro Brasileiro de Teatro para a infância e a Juventude (CBTIJ)

2º Suplente: Rosicler Temperani

Entidade que representa:Associação Brasileira de Circo (ABRACIRCO)


Audiovisual

Titular: Luiz Alberto Carregosa Cesar

Entidade que representa:Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV)

1º Suplente:João Januário Furtado Guedes

2º Suplente:Mauro Alves Garcia

Entidade que representa: Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV)


Música

Titular: Amilson Godoy

Entidade que representa:Brasil Música e Artes (BM e A)

1º Suplente: Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo

Entidade que representa: Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)

2º Suplente:Marcos Vinício Cunha Nogueira


Artes Plásticas

Titular: Marcos Mantoan

Entidade que representa: Associação Nacional das Entidades Culturais Não Lucrativas (ANEC)

1º Suplente: Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves

Entidade que representa:Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos (SINAP)

2º Suplente:Fernanda de Oliveira Martins


Patrimônio Cultural

Titular: Henrique Osvaldo de Andrade

Entidade que representa: Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - ICOMOS

1º Suplente: Mirna Cortopoassi Lobo

Entidade que representa:Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)

2º Suplente: Denise Grinspum

Entidade que representa: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM/BR)


Humanidades

Titular: Valter Kuchenbecker

Entidade que representa:Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e Câmara Brasileira do Livro (CBL)

1º Suplente:Eduardo Blücher

Entidade que representa:Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e Câmara Brasileira do Livro (CBL)

2º Suplente: Nilson Santos

Entidade que representa: Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL), Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e Câmara Brasileira do Livro (CBL)


Empresariado Nacional

Titular: Eduardo Saron Nunes

Entidade que representa:Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF)

1º Suplente: Cláudia Martins Ramalho

Entidade que representa: Serviço Social da Indústria – Departamento Nacional (SESI)

2º Suplente: Márcia Costa Rodrigues Leite

Entidade que representa:Confederação Nacional do Comércio (CNC)

sábado, 7 de fevereiro de 2009

CURSO DE TEATRO


CURSO DE TEATRO ministrado pelo ator e diretor Oséas Borba Neto e pela atriz e diretora Mônica Maria. Destina-se a jovens e adultos, iniciantes, modelos que pretendem aprender a arte da interpretação, ou simplesmente, para pessoas que desejam se soltar em público e conhecerem um pouco mais sobre teatro, com noções de interpretação para cinema e tv. No programa estão: histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnicas vocais, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros. com duração de 06 meses, aos sábados das 16 ás 19 hs, valor R$ 40,00 (mensal); INÍCIO 14 de MARÇO 2009 - INSCRIÇÕES ABERTAS!!! O Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 04 no bairro da Boa Vista. Maiores informações no local ou pelo telefone (81)3231-5125 ou 8897-1513

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

INCÊNDIO DESTRÓI ACERVO DO BALÉ POPULAR


A cena cultural pernambucana esta de Luto desde o último domingo dia 01 de fevereiro, com o incêndio que atingiu a sede do Balé Popular do Recife com 31 anos de história e há 20 ocupa o prédio da sede onde houve o incêndio, localizada na Rua do Sossego, no bairro da Boa Vista, no Recife.
As chamas começaram no inicio da manhã do domingo, destruindo todas as quase 700 peças de figurinos e adereços do balé. O fogo começou numa sala do primeiro andar, exatamente onde estavam guardados os materiais.
Órgãos governamentais e artistas se mobilizam para ajudar o Balé Popular do Recife, a se erguer deste fatídico acontecimento, destruiu toda uma memória da nossa cultura, escrita por este grupo que é uma referência, para tantos outros, não só aqui no estado, mas pelo mundo afora!!!

MAESTRO FORMIGA UM ORGULHO DE PERNAMBUCO


Dia 10 de fevereiro ás 19:30h. No Teatro Apolo será lançado o documentário, MAESTRO FORMIGA, mostrando toda a trajetória deste artista chamado Maestro Ademir Araújo, que revolucionou o frevo pernambucano e que merece todos os nossos aplausos. No dia 14 de fevereiro ás 19h, o documentário será exibido novamente na Livraria Cultura no Recife Antigo. Vale à pena conferir e prestigiar!!!