sábado, 1 de março de 2008

Sítio Trindade inicia temporada 2008 de espetáculos infantis


O Teatro do Sítio Trindade (Casa Amarela) inicia, neste domingo (02), a temporada 2008 de teatro infantil, com a peça "Um Dinossauro Apaixonado", que a direção de Ivaldo Cunha Filho. A peça será apresentada, a partir das 16h, com entrada gratuita. A temática é voltada para o público infantil e aborda temas como reciclagem, higiene bucal, proteção ambiental e amizade. O espetáculo é dividido em três estágios, cheios de aventuras e músicas educativas.
São cinco atores pernambucanos que dividem o palco, e encenam os personagens chamados de "Dinos". A princesa é seqüestrada e levada para o vale dos abutres. A partir daí começam as aventuras. Segundo o diretor Ivaldo Cunha, a peça foi encenada pela primeira vez em 1995, voltou aos palcos de Pernambuco em 2005, e promete virar livro no mês de maio.

O teatro do Sítio Trindade traz uma nova peça a cada domingo, sempre no mesmo horário e com entrada franca.

Programação: "Um Dinossauro Apaixonado" (02) "Presepadas" (09), "Três Porquinhos" (16), "Rififi no Picadeiro" (23) e "O Coelho Mágico" (30).

Serviço:

Horário: 16h

Onde: Teatro do Sítio da Trindade - Estrada do Arraial/ Casa Amarela

Entrada: franca

Sítio Trindade abre inscrições para oficinas


Estarão abertas, da segunda (03) a sexta-feira (07), as inscrições para oficinas culturais no Sítio Trindade (Estrada do Arraial, Casa Amarela). Das sete atividades oferecidas, cinco serão realizadas no Sítio e as outras duas acontecerão em comunidades do Recife. Todas as atividades serão gratuitas e destinadas a jovens a partir de 16 anos. Informações pelos telefones: 81.3232.4180 e 3232.4311.
Programação
Oficinas no Sítio:
1. Planejamento de Projeto Cultural (Unicap/ Fundaj/ CJC/ TGI) - Curso de extensão, dividido em dois módulos, com aulas de segunda a quinta-feira, das 14h às 17h40. O aluno terá toda a orientação de como montar um projeto cultural. A oficina se divide nos seguintes tópicos: Economia da Cultura; História da Tradição Cultural; Marketing Cultural; Montagem e monitoramento; e Planejamento administrativo.
2. Arte Circense (Escola Pernambucana de Circo) - As aulas serão nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, e tem como objetivo introduzir o aluno na arte circense, enfocando a montagem e confecção de malabares; treino com acrobacias; e pernas de pau e equilíbrio.
3. Cinema e Vídeo (Hipérion Escola de Artes) - Professores da Hipérion Escola de Artes irão ministrar aulas de cinema que serão divididas em duas etapas: vídeo documentário; e vídeo clip. Durante o curso, os alunos terão aulas de roteiro, produção e direção. As aulas serão realizadas pela manhã, das 9h às 12h, nas segundas e quartas-feiras, no Centro Comunitário Irmãs Salesianas.
4. Dança Contemporânea (Grupo Grial) - Será formado um grupo de 20 alunos, selecionados em uma audição após a inscrição. É exigida a experiência mínima de três anos de dança. As vagas serão preenchidas por alunos com idades entre 17 e 26 anos. A oficina, que será diária e terá duração de seis meses, tem o objetivo de unir o rapel e a dança. Será montada uma estrutura, similar a um paredão de 15 metros, onde os alunos irão aprender técnica da corda; funcionamento dos nós; consciência corporal; medo de altura. A idéia é obter um resultado estético no final das atividades e fazer uma apresentação pública no Recife.
5. Instrumentistas Musicais (Maestro Ademir Araújo) – As aulas de iniciação musical com o maestro Ademir Araújo tem como objetivo formar uma banda de música do Sítio Trindade com cordas, sopro e bateria. Será ensinada toda a parte teórica e leitura de partitura. Todas as músicas e ritmos trabalhados pelos alunos serão da cultura nordestina, como xote, frevo, forró, entre outros ritmos. Aulas nas terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h.
Oficinas descentralizadas:
1. Rádio Comunitária – Será realizada na Rádio Alto Falante, localizada na Praça de Terminal de Ônibus do Alto José do Pinho, n.º 350, box 07. A oficina tem duração de três meses e as aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. O professor Paulo Xavier vai ministrar o curso. Durante as aulas, o s alunos vão aprender noções de como trabalhar em Rádios Comunitárias de acordo com a lei; produção de programas; aprendizado sobre saúde bucal; locução; e consciência de desenvolvimento da cidadania. Os programas elaborados pelos alunos serão veiculados na rádio, podendo até serem agregados à programação. As inscrições serão feitas no local, não é preciso ter experiência. Informações pelo telefone 81. 8803.6405.2.
Percussão - O Grupo de Mulheres vai oferecer uma oficina na sua sede, localizada na rua Amoz, n.º 120, Córrego do Euclides. Durante o curso, serão enfocados temas como a história da percussão e batuques das alfaias; a conscientização racial e a história dos batuques; e a prática de apresentação com as alfaias. A idéia da oficina é formar um grupo de percussão só de mulheres, apesar da oficina ser aberta a pessoas de ambos os sexos. O curso tem duração de três meses, com aulas nas segundas e quintas-feiras, a partir das 14h. Informações pelo telefone 81. 3268.9582.

OS POLITICOS E A CULTURA


Estamos próximos das eleições municipais e alertamos a consulta a dois sites muito importantes neste período, o da Controladoria Geral da União: www.cgu.gov.br e o do Tribunal Superior Eleitoral: www.tse.gov.br , onde encontramos relações de pessoas e políticos que encontram-se sendo investigados. Esta é uma forma de conhecermos um pouco deste universo, tão distante daqueles que trabalham com a cultura em nosso país, que é a política.
Neste período eleitoral é cada vez mais freqüente, encontrarmos candidatos que se dizem preocupados com a cultura, mas quando realmente precisamos depois do período eleitoral, não conseguimos encontrar estas mesmas intenções em suas ações e nos damos conta, que não existe uma bancada da cultura, apenas um ou outro defensor. É por isso que, alertamos para a necessidade de elegermos políticos, independente de opções partidárias, realmente comprometidos com a nossa causa.
Dos pré-candidatos que ai estão, todos passaram por gestões públicas, sejam elas na prefeitura do Recife ou Governo do estado e nós que trabalhamos com cultura, sabemos bem quem se preocupa com o alto empresariado dentro de seus próprios interesses, quem deixa a cultura em segundo plano, quem usa de manipulação “populista” para aumentar ainda mais as diferenças e dividindo os que fazem cultura e tem aqueles que só lembram da cultura nas eleições, enfim, temos uma difícil tarefa pela frente nestas eleições que é o da escolha do voto consciente, que nos faz lembrar aquela frase de uma famosa música da MPB: “e agora José...?”
Por isso, VOTEM COM CONSCIÊNCIA!!!

O MAMBEMBE NO VALDEMAR DE OLIVEIRA


A Cia Athos e Atores e Galharufas Produções apresentam o espetáculo: "O Mambembe" - Uma comédia de época! Texto de Arthur de Azevedo, com direção de Taveira Júnior. Nos dias 7, 14 e 28 de Março/2008 (sextas), no Teatro Valdemar de Oliveira às 21hs. Ingressos antecipados a R$5,00! No elenco temos: •Netto Arruda - Frazão •Danielly Lins - Laudelina •Nivaldo Junior - Eduardo/ Conde •Helayne França - Dona Rita •Reyson Santos - Coronel Pantaleão •Zé Britto - Capitão Irineu •Diego Garcia - Chico Inácio •Eduarda Pires - Madama •Múcio Eduardo - Lopes/ Bonifácio •Daniel Barros - Vieira/ Tareco •Hermínia Mendes - Lúcia •Edna Muniz - Margarida/ Urraca •Renata D'Fátima - Isaura / Lizardo.

Vale a pena conferir este belo espetáculo!!!

MINISTROS EM PERNAMBUCO


O diálogo entre agentes culturais, lideranças municipais de cultura e representantes de diversos setores produtivos da sociedade foi acalorado com os ministros Roberto Mangabeira Unger e o Ministro da Cultura Gilberto Gil - que acompanhou o Ministro de Assuntos Estratégicos na passagem da "Caravana de Debates" pela Bahia e Pernambuco. Cerca de 250 pessoas acompanharam o encontro no Auditório da Faculdade AESO, em Olinda. No debate, as perguntas versaram sobre poliíticas públicas para a cultura, a questão da terra em Pernambuco, a comunicação de massa versus TVs públicas, entre outros.
Muitos artistas e produtores culturais presentes, esperavam ouvir projetos concretos a curto e médio prazo, mesmo que estes fossem "triviais" como disse Mangabeira Unger, mas mesmo não havendo nenhum plano imediato e concreto, os presentes sairão satisfeito com o posicionamentos dos ministros. E esperamos em breve estarmos colhendo os frutos desta caravana.

Artistas pedem criação da Secretaria Nacional de Teatro


Um grupo de atores e produtores teatrais foi ao Congresso no dia 27/02/2008, reinvindicar e entregar ao presidente da Casa, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN); e ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, Cristovam Buarque (PDT-DF), uma proposta para a criação da Secretaria Nacional de Teatro. O órgão será vinculado ao Ministério da Cultura, tratando exclusivamente das questões referentes ao teatro no Brasil. Segundo o ator Marco Nanini, essa é uma antiga reivindicação da própria classe teatral. Além de Nanini, estiveram presentes as atrizes Regina Duarte, Nicete Bruno, Irene Ravache e Virgínia Cavendish. O senador Garibaldi recebeu o grupo reservadamente e logo depois, sentado na cadeira de presidente da Casa, destacou o apoio dos parlamentares à iniciativa. “Podem contar conosco. Esse projeto vai contar com o apoio de todos os senadores e senadoras”, declarou o peemedebista. Por sua vez, Cristovam ressaltou que a Comissão de Educação vai trabalhar para transformar a proposta em projeto de lei.

Esperamos que tal secretaria, venha a representar aos interesses do teatro nacional, sem distinções e diminuindo a grande centralização das verbas!!!

CAPACITAÇÃO EM PROJETOS

Uma boa oportunidade para aqueles que trabalham com a cultura!!! Dedicado a gestores, empreendedores e agentes culturais da Região Nordeste, o Programa de Capacitação em Projetos Culturais oferece noções conceituais sobre elaboração e desenvolvimento de projetos culturais; políticas públicas de cultura e economia da cultura; orientação quanto as principais fontes de financiamento existentes, bem como instrumentalização para o uso das Leis de Incentivo à Cultura. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo endereço eletrônico curso.mincne@gmail.com, informando Nome Completo, número de RG e o local onde se pretende participar da capacitação. O calendário de inscrições é o seguinte: Fortaleza e Natal até 3 de março; João Pessoa e Recife, de 10 a 14 de março; Maceió e Aracaju, de 17 a 24 de março; e Salvador, de 24 a 31 de março. Outras informações: www.cultura.gov.br , andrea.lima@minc.gov.br/.