sábado, 29 de novembro de 2008

CMPC CONCLUI O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA


O Recife acordou e saiu na frente com relação ao Sistema Nacional de Cultura, quando em 2007, realizou as eleições e posse do seu Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC, paritário e representativo, mesmo ainda em processo de aperfeiçoamento em alguns setores, que como Artes Cênicas, buscam o justo desmembramento, para que a então única cadeira, seja ampliada para três (04) vagas, que seriam ocupadas pelos segmentos de Teatro, Dança, Circo e Opera, o que representaria melhor a diversidade e especificidade cultural de cada setor.
O atual CMPC termina 2008, com a conclusão em outubro último, da redação do Plano Municipal de Cultura e no último dia 18 de novembro, o Prefeito João Paulo encaminhou a proposta, através do Projeto de Lei 032/2008, para apreciação da Câmara de Vereadores do Recife. O Plano
Prevê os diversos segmentos, abrangendo a cultura como um todo, respeitando as necessidades e especificidades de cada área e das linguagens artísticas, sendo o principal indicativo para a política cultural do Recife nos próximos 10 anos. Já que o texto prevê ações para serem executadas e nortearão a política cultural do Recife de 2009 a 2019.
No início de 2009, serão abertas as inscrições para as novas eleições, com mandato 2009/2010. Por isso, os interessados devem se cadastrar nos fóruns de suas áreas, no cadastro cultural do Recife, na casa do carnaval, no pátio de São Pedro. Fiquem atentos!