quinta-feira, 22 de outubro de 2009
WORKSHOP COM O MÚSICO IVES AL SAHAR
Percussão Árabe - Derbak
Dia 10 de janeiro no Espaço Cultural João Teimoso
Dançando de improviso (Modulo I) - 9:00 às 12:00
Público Alvo: Bailarinas Belly Dance e músicos que pretendem tocar para bailarinas
Este workshop tem como objetivo ensinar conceito de percussão árabe voltada para dança, principalmente a dança de improviso.
Percussão árabe - Derbak (Modulo I) - 14:00 às 18:00
Público Alvo: Percussionistas profissionais ou estudantes em qualquer nível de aprendizado.
Este workshop tem como objetivo ensinar as técnicas do Derbak dentro do contexto da percussão árabe, oportunizando informações para todos os que desejam ter um primeiro contato com as técnicas e aplicações do instrumento. Aulas teóricas e práticas, baseados no livro: Método Intuitivo para Tocar Derbak, nas quais os alunos vivenciarão todo o conteúdo com base na prática musical.
Obs: não é necessário que o aluno possua o instrumento, pois os derbakes já estão inclusos na estrutura do workshop, todavia, se o aluno assim o possuir recomenda-se que leve-o.
Vagas Limitadas!
Para inscrições e Informações: contato@ivesahar.com.br
Endereço:
Espaço Cultural João Teimoso, localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 04 no bairro da Boa Vista. (Em coma da Loja Elegance Móveis) Telefones Recife: (81) 3231-5125 || Salvador: (71) 8820.1944 (71) 8733.585
terça-feira, 13 de outubro de 2009
PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DO RECIFE É APROVADO NA CÂMARA
A cultura do Recife teve uma importante vitória nesta terça-feira (13). É que a Câmara dos Vereadores aprovou, por 24 votos a 2 na primeira votação, e 22 votos a 2, na segunda, o Plano Municipal de Política Cultural, que foi elaborado pelo Conselho Municipal de Política Cultural ano passado. O próximo passo agora é a sanção do prefeito João da Costa, que deve acontecer nos próximos dias. O documento é de extrema importância para a Cidade e seus habitantes, pois traça a a piítica cultural para os próximos dez anos, impulcionando o que vêm sendo executado, ultrapassando o patamar de Políticas de Governo para tornarem-se Políticas de Estado.
Os Planos de Cultura Municipais, Estaduais e Nacional, são elaborados conjuntamente pelo Poder Executivo e Sociedade Civil. Esta última se faz representar por intelectuais, artistas, produtores, gestores públicos e privados. No Recife, as propostas foram elaboradas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Politica Cultural em 2008.
Quem recebeu a notícia da aprovação com entusiasmo foi o secretário de Cultura do Recife, Renato L: “O Plano Municipal de Politica Cultural representa o principal legado que a gestão deixa para o Recife, ou seja, demos um passo muito importante na consolidação de uma política pública cultural. Com esta conquista, o Recife - como é de costume - se coloca em posição de destaque no cenário nacional”, destaca.
O Recife saiu na frente com a aprovação do seu plano, que apresenta um amplo diagnóstico e aponta os desafios a serem superados no âmbito cultural da Cidade, pensando e estruturando o desenvolvimento para os próximos dez anos. Propõe uma política de transversalidade em que a cultura atua integrada às outras áreas da gestão e interagindo com a dinâmica da Cidade e dos cidadãos.
Com este plano, o Recife segue a sua trajetória histórica de vanguarda política e cultural, sendo uma das primeiras cidades do País a ter um Plano Municipal de Cultura aprovado por sua Câmara de Vereadores. A capital pernambucana equipara-se a outras cidades do mundo, como Barcelona e Buenos Aires, que o Recife têm mantido uma estreita relação de cooperação e cujas experiências foram referenciais importantes na formulação do documento.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
CÂMARA DOS DEPUTADOS FINALMENTE APROVA SUPERSIMPLES PARA A CULTURA
A Câmara dos Deputados aprovou nessa última quarta-feira, 7 de outubro, o Projeto de Lei nº 468/2009, que altera a forma de tributação dos produtores culturais no chamado Supersimples. O projeto autoriza a redução de impostos para as empresa de produção artística e cultural, bem como também as produtoras cinematográficas e audiovisuais, enquadrando essas empresas em faixas de tributação com índices menores no regime diferenciado.
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, disse que é um reconhecimento de que a Cultura tem contado com o Congresso para o enfretamento de seus problemas. “Foi muito importante que o Congresso Nacional tenha retificado e incorporado as empresas culturais no Supersimples, porque se não tivessem feito isso inviabilizaria boa parte dessas empresas”.
Para o secretário executivo do MinC, Alfredo Manevy, essa é uma conquista importante para o desenvolvimento da economia da cultura no país. “É preciso fortalecer as empresas culturais do Brasil, que são base de uma economia da cultura que gera mais de 5% da mão-de-obra ocupada. Essa aprovação também mostra o quanto o Ministério tem se empenhado em fazer da agenda cultural no Congresso uma prioridade absoluta de sua articulação política”, afirma.
Atualmente, essas empresas são tributadas em 17,5%. Com a aprovação do projeto será permitido que as empresas de produção artística e cultural e as produtoras cinematográficas e de audiovisuais sejam tributadas com base em índices que variam de 4,5 % a 16,8 %.
O texto, de autoria do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), foi relatado pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), e segue agora à apreciação do Senado Federal.
COMEÇA HOJE NO RECIFE O 5º FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL
Começa nesta quinta-feira, dia 08, a quinta edição do Festival de Circo do Brasil que vai até o dia 18, com a presença de 11 atrações nacionais e 06 francesas. As apresentações ocorrerão nas ruas, parques e teatros da cidade. Vejam abaixo a programação:
Quinta-feira - 8 de outubro
11h30 - Avenida Conde da Boa Vista
Acrobático Fratelli (SP)
21h - Abertura Oficial do Festival
Teatro de Santa Isabel
Luis Sartori (MG)
João Artigos (RJ)
Akoreacro (FR)
Sexta-feira, 9 de outubro
16h30 - Avenida Conde da Boa Vista
Acrobático Fratelli (SP)
21h - Teatro de Santa Isabel
Luis Sartori (MG)
João Artigos (RJ)
Akoreacro (FR)
21h - Teatro Guararapes
O Teatro Mágico (SP)
23h - Boate NOX
Cabaré Circense com DJ Jerome Pigeon (Favela Chic)
DJ Dolores
números circenses do Teatro Mágico
Sábado - 10 de outubro
10h - Parque da Jaqueira
Matapeste (FR)
17h - Teatro Guararapes
Matapeste (FR)
Palavra Cantada (RJ)
21h - Teatro de Santa Isabel
CIA. Non Nova (FR)
Domingo - 11 de outubro
10h - Parque Treze de Maio
Matapeste (FR)
21h - Teatro Santa Isabel
Non Nova (FR)
Segunda-feira, 12 de outubro
15h Praça do Arsenal - Palco Aberto
Banda de Gigantes (SP)
CirkologioM (FR)
Terça-feira , 13 de outubro
20h - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Pelo Cano (SP)
Quarta-feira, 14 de outubro
20h - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Jogando no Quintal (SP)
Quinta-feira, 15 de outubro
18h - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Lançamento de filme "Dossiê Escola Nacional de Circo: 25 Anos de Pedagogia no Picadeiro"
Lançamento do livro "Circo Social no Brasil (Catálogo da Rede Circo no Mundo Brasil)
Apresentação de Jogando no Quintal (SP)
Sexta, 16 de outubro
20h - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Zindare (FR)
Circo Vox - ADULTO (SP)
Sábado, 17 de outubro
15h - Praça do Arsenal - Rua
Vivências circenses
16h - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Zindare (FR)
20h30 - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Circo Vox ADULTO (SP)
17h30 - Praça do Arsenal - Palco Aberto
CircologioM (FR)
Triskel (FR)
Domingo, 18 de outubro
15h - Praça do Arsenal - Rua
Vivências circenses
16h - Praça do Arsenal - Palco Coberto
Zindare (FR)
Circo Vox INFANTIL (SP)
17h - Teatro Guararapes
Tholl (RS)
17h - Praça do Arsenal - Palco Aberto
CirkologioM (FR)
Triskel (FR)
MAIORES INFORMAÇÕES
5º Festival de Circo do Brasil
De 8 a 18 de outubro
Entrada franca para os espetáculos de rua
www.festivaldecircodobrasil.com.br