quinta-feira, 8 de julho de 2010

GRUPO DE TEATRO PERNAMBUCANO TEM PARTICIPAÇÃO MARCANTE NO TEATRO OFICINA

Com participação significante de19 atores do seu grupo permanente de teatro, o Grupo João Teimoso teve atuação ativa nas oficinas e também nas quatro peças do repertório de Zé Celso Martinez
O teatrólogo Zé Celso Martinez está pela segunda vez no Recife com a sua trupe do Teat(r)o Oficina nas Uzynas Uzonas. Desta vez, quem novamente está participando com a equipe , no Nascedouro Multicultural de Peixinhos, é o Grupo de Teatro João Teimoso, que não poderia ficar fora dessa!
“Em 2007, o Zé Celso esteve aqui no Recife, mas não com Oficinas, apenas com o espetáculo Sertões, em um espaço armado ao lado do Teatro Armazém, mas nós também participamos com jovens alunos”, diz o diretor do Grupo, Oséas Borba, 44, revelando que o interessante é somar os conhecimentos. Com a participação ativa de 19 dos seus 30 atores do grupo permanente, o Grupo João Teimoso sempre está atuante no campo cultural do Estado. Começou há dez anos com um grupo de teatro e depois formou uma Companhia de Danças, que juntos se agregam num Espaço Cultural de mesmo nome, no bairro da Boa Vista.
De acordo com a atriz e diretora Mônica Maria, 25, que faz parte do Grupo João Teimoso desde o seu princípio “participar da oficina de atuação, direção e música, foi fundamental, pois deu para “desmistificar” o mito Zé Celso. Desmistificar no sentido de não apenas ver Zé Celso, mas interagir nas oficinas e interpretações junto com ele. Não tê-lo apenas como intocável, inatingível”, declarou.
Atuando na oficina de vídeo, a atriz Hellen Ferreira, 16, revelou entusiasmada “eles são bons mesmo no que fazem! Durante as oficinas tivemos tempo de conversar, trocar conhecimentos e estreitar laços. Mesmo participando de vídeo, durante os intervalos tive oportunidade de não só conversar com pessoas da minha oficina, mas com o pessoal de figurino, iluminação, direção de cena (traquitanas, contraregragem, maquinário), cenografia, sonoplastia, atuação, produção, entre outras”, conclui.
Desde o primeiro espetáculo (Taniko – o rito do mar), apresentado na última quarta-feira (07), os componentes do Grupo João Teimoso já estão integrando as peças encenadas pelos representantes da Associação de Teat(r)o Uzyna Uzona que estão no Recife, na função de alunos assistentes de produtores, coristas, iluminadores, cenógrafos e performers, adaptados integralmente à proposta do projeto liderado por Zé Celso.

Por: Mariângela Borba (mariangelaborb@gmail.com)