sábado, 9 de abril de 2011

8º FESTIVAL DE TEATRO PARA CRIANÇAS DE PERNAMBUCO ABRE INSCRIÇÕES PARA PROCESSO DE SELEÇÃO


Estão abertas, desde a segunda-feira, 4 de abril, as inscrições para grupos e companhias teatrais, de todo o Brasil, interessadas em se apresentar no 8º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. Este ano, o evento conta com o patrocínio da Chesf, por meio do Programa Sistema Eletrobras de Cultura 2010, e, da Caixa Econômica, por meio do Programa Caixa de Apoio a Festivais de Teatro e Dança. Os interessados em participar da seleção devem enviar a ficha de inscrição até 05 de maio para o endereço eletrônico: contato@teatroparacrianca.com.br. Ela deve estar acompanhada de projeto contendo objeto, objetivos, sinopse do espetáculo, proposta de encenação, trajetória do espetáculo com pelo menos três comprovações sobre a repercussão do trabalho, currículo do diretor e do grupo, e cópia do texto, acompanhada de liberação de direitos autorais e/ou autorização do autor para a montagem.


Também para o endereço eletrônico devem ser enviadas informações sobre as necessidades técnicas do espetáculo, peso e cubagem do material cênico. Além disso, deve ser encaminhado, através dos Correios, o DVD com a íntegra da montagem que está sendo inscrita no processo de seleção. O regulamento, assim como a ficha de inscrição, podem ser obtidos no site www.teatroparacrianca.com.br. Para a postagem pelos Correios, o endereço é: MÉTRON PRODUÇÕES LTDA: 8º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco - Rua Tabira, nº 109 – Boa Vista - Recife – Pernambuco – CEP: 50050-330.


A seleção será feita por uma curadoria composta por três profissionais, de experiência reconhecida na área: Marcondes Lima, professor do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFPE, encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador e ator; Ruy Aguiar, mercadólogo, produtor cultural, ator e diretor da Métron Produções; e Williams Sant'Anna, ator, bailarino popular, encenador, dramaturgo, arte-educador, historiador, pesquisador da cultura popular e gerente de teatro da Fundação de Cultura da Cidade do Recife. A divulgação dos espetáculos escolhidos será no dia 20 de maio.


O Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco, que chega à sua oitava edição, acontece sempre no mês de julho em três pólos: teatro, praças e shopping. Nas sete edições já realizadas, se apresentaram mais de uma centena de companhias de diversas regiões do país, e até de fora do Brasil, envolvendo um público de mais de 100 mil espectadores. Há, também, oficinas de formação e palestras voltadas para os profissionais que atuam no setor.


Realização: Métron Produções

Informações: 81 - 30886650