Em outubro, décimo mês do ano e também de grande efervescência cultural, foi o período encontrado pelo Grupo de Teatro João Teimoso, para a comemoração dos seus 10 anos com o espetáculo "Hades" texto do premiado autor Luiz Felipe Botelho e direção de Oséas Borba Neto, no Teatro Maurício de Nassau, no Recife Antigo.
Mais uma vez o grupo traz a cena um autor pernambucano, assim como faz desde sua fundação, bem como em 2007 e 2008 com a peça "Os Sete Gatinhos" de Nelson Rodrigues, projeto este que ganhou o prêmio Myriam Muniz de Teatro 2007 da Funarte.
Garra e determinação sempre estiveram presentes na trajetória deste grupo que em abril deste ano, recebeu voto de aplauso da Assembléia Legislativa do Estado pelo seu trabalho incansável pela cultura ao longo destes 10 anos. E foi por tudo isso, que mesmo sem leis de incentivo e patrocínios, além de muitas negativas de espaços, que o João Teimoso, mais uma vez fez jus ao seu nome e traz este seu novo espetáculo ao público.
Em “Hades”, peça da mitologia Greco/romana, onde fala de uma disputa entre Hades e Venus em que resulta no rapto de Prosérpina. Na sua concepção, foi feita uma nova leitura do texto, incluindo recursos de trapézio circenses, executados por alguns personagens em um andaime. Treinamento circense este, que o grupo vem fazendo desde dezembro último e que pretende ser uma constante no treinamento dos seus atores, com o objetivo de continuar o crescimento cênico e profissional do Grupo de Teatro João Teimoso, um dos maiores grupos do estado e um dos poucos com trabalho continuado e sede atuando em Pernambuco. O presente espetáculo pretende trazer ao público outras linguagens em busca da própria linguagem cênica do grupo, fruto de uma pesquisa teatral desenvolvida há mais de 10 anos.
O João Teimoso é todo composto por “prata da casa”, todos seus atores foram trabalhados nos cursos e treinamentos do próprio grupo, além de também cursos fora com outros profissionais, mostrando que o trabalho de base trás frutos e oxigenação a cena.
Os ensaios aconteceram na sede do grupo na rua do Aragão e com um diferencial, que nos últimos meses foi compartilhado com os moradores das redondezas da Praça Maciel Pinheiro, já que o grupo também usava a Praça para realização de seus ensaios e treinamentos circenses no andaime, movimentando culturalmente o local que encontra-se esquecido pelo poder público.
A escolha do Teatro Mauricio de Nassau deve-se ao fato de estar muito ligado ao inicio do grupo, por ser no Recife Antigo, local de grande efervescência cultural e por ser central e de fácil acesso. A peça acontecerá de 08 a 30 de outubro, aos sábados e domingos com exceção do dia 29 sempre ás 20 horas.
SERVIÇO:
Teatro Mauricio Nassau - Rua Vigário Tenório, 135 – Recife Antigo (ao lado da downtown) Prédio do Pró-Criança.
Dias :08, 09, 15, 16, 22, 23 e 30/10
Hora: 20 horas
VALOR: R$ 10,00 preço único (Meia Entrada para todos)