sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

CINEMA DO PARQUE TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

A partir da próxima segunda-feira (12), o Cinema do Parque conta com uma programação especial. Além de exibir os filmes da programação normal, de segunda a sexta-feira, teremos dois eventos semanais: às segundas, as sessões do Projeto Cineclube e, às quartas, o Projeto Cinema Falado. Com o Cinema Apolo tomado pelas pautas do Janeiro de Grandes Espetáculos, o Parque será o palco para os dois eventos. A diferença é que os projetos serão realizados todas as semanas do mês a partir desta segunda.

Durante o Projeto Cineclube o Parque tenta refletir acerca do conflito na Faixa de Gaza por meio de três filmes cujo tema é a guerra: o franco-suíço Nossa Música, de Jean-Luc Godard; o israelense Delicada Relação, de Eytan Fox; e clássico libelo anti-guerra Johnny vai à Guerra, de Dalton Trumbo. Os filmes terão como debatedor o escritor, crítico de cinema e cineasta Fernando Monteiro.

Já no Projeto Cinema Falado, o destaque é o cinema pernambucano por meio de três realizadores: Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Lírio Ferreiro. A cada quarta-feira, serão exibidos os principais filmes destes cineastas. No final das sessões, eles participarão de um debate mediado pelo jornalista e cineasta Amin Stepple.

O acesso do público às sessões especiais do Cineclube e do Cinema Falado é gratuito.

Veja a programação:

Projeto Cineclube

12, 19 e 26 de janeiro de 2009
Debatedor: Fernando Monteiro (escritor, crítico de cinema e cineasta pernambucano).

ENTRADA FRANCA



Cinema Falado Preço do ingresso: R$ 1,00

A programação especial do Cineclube (Nossa Música) e do Cinema Falado (O Rap... e Baile Perfumado) têm entrada gratuita.

Debates com os cineastas Paulo Caldas, Marcelo Gomes e Lírio Ferreira

14 de janeiro

Paulo Caldas – Exibição do curta metragem Nem Tudo São Flores e dos longas-metragems Deserto Feliz, O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas e Baile Perfumado

21 de Janeiro

Marcelo Gomes – Exibições dos curtas-metragens Perna Cabiluda, Maracatu Maracatus e Clandestina Felicidade e dos longas-metragens Madame Satã, de Karin Ainouz (co-roteirizado por Marcelo) e Cinema, Aspirinas e Urubus.

28 de janeiro

Lírio Ferreira – Exibição dos longas-metragens Baile Perfumado, Árido Movie e Cartola – Música para os Olhos.

Ao final da programação do dia, o jornalista e cineasta Amin Stepple media debate com os realizados. A entrada para os filmes e aos debates é gratuita (a única exceção é a exibição do longa-metragem Deserto Feliz).

Entrada Franca

Sinopses:

Nossa Música (12/01)

(Notre Musique)

França/Suíça, 2004

Direção: Jean-Luc Godard

Gênero: Drama

Elenco: Sarah Adler, Nade Dieu, Rony Kramer, Simon Eine, Jean-Christophe Bouvet, George Aguilar, Ferlyn Brass, Leticia Gutiérrez, Aline Schulmann, Jean-Luc Godard, Juan Goytisolo, Mahmoud Darwich, Jean-Paul Curnier, Pierre Bergounioux, Gilles Pecqueux

Sinopse: A visão de Godard sobre a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Tal qual a obra de Dante, o filme é dividido em três capítulos: céu, inferno e purgatório. Notre Musique ganhou um prêmio especial como melhor filme do ano no festival de San Sebastian (2004).

Delicada Relação (19/01)

(Yossi & Jagger)

Israel, 2002

Direção: Eytan Fox
Gênero: Drama

Elenco: Ohad Knoller, Yehuda Levi, Assi Cohen, Aya Steinovitz


Sinopse: Numa base militar na fronteira de Israel com o Líbano, dois militares vivem uma história de amor proibida. Baseado em uma história real. Vencedor do prêmio do público no Festival Gay de Turim/2003.

Johnny Vai à Guerra (26/01)
(Johhny Got His Gun)
EUA, 1971

Direção: Dalton Trumbo

Eenco: Timothy Bottoms, Kathy Fields, Marsha Hunt, Jason Robards, Donald Sutherland, Diane Varsi, Milton Barnes

Gênero: Guerra

Sinopse: Primeiro e único filme dirigido pelo escritor e roteirista Dalton Trumbo, uma das grandes vítimas do Macarthismo, Johnny Vai à Guerra criou a figura do soldado sem nome como uma metáfora de todos os homens que perderam a vida na guerra. A história é narrada em dois níveis, com o preto-e-branco e o colorido, separando a vida e a agonia de um soldado reduzido a um torso em combate, durante a Primeira Guerra Mundial. Por meio de um monólogo interior, conhecemos o que foi a vida do jovem soldado e acompanhamos o que restou de seu corpo, numa sala escura de hospital.

Deserto Feliz

Brasil/Alemanha, 2007

Direção: Paulo Caldas
Gênero: Drama

Elenco: Hermila Guedes, Peter Ketnath, Nash Laila, João Miguel, Zezé Motta, Servilio De Holanda, Magdale Alves, Aramis Trindade, David Rosenbauer, Marília Mendes


Sinopse: Após ser violentada pelo padrasto, garota que mora no sertão foge para o Recife, onde se envolve com o turismo sexual. Nesse mundo, ela se apaixona por um turista alemão.

Nossa Música

(Notre Musique)

França/Suíça, 2004

Direção: Jean-Luc Godard
Gênero: Drama

Elenco: Sarah Adler, Nade Dieu, Rony Kramer, Simon Eine, Jean-Christophe Bouvet, George Aguilar, Ferlyn Brass, Leticia Gutiérrez, Aline Schulmann, Jean-Luc Godard, Juan Goytisolo, Mahmoud Darwich, Jean-Paul Curnier, Pierre Bergounioux, Gilles Pecqueux

Sinopse: A visão de Godard sobre a obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Tal qual a obra de Dante, o filme é dividido em três capítulos: céu, inferno e purgatório. Notre Musique ganhou um prêmio especial como melhor filme do ano no festival de San Sebastian (2004).

O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas

Brasil, 2000

Direção: Paulo Caldas e Marcelo Luna
Gênero: Documentário

Elenco: Hélio José Muniz, Alexandre Garnizé
Sinopse: Dois personagens, Helinho e Garnizé, formam o eixo deste documentário. O justiceiro Helinho, de 21 anos, conhecido como Pequeno Príncipe, é acusado de matar 65 bandidos no município de Camaragibe (PE). Garnizé, músico, 26 anos, componente da banda de rap Faces do Subúrbio, militante político e líder comunitário em Camaragibe, usa a cultura para enfrentar a difícil sobrevivência na periferia. Os dois são os opostos e ao mesmo tempo iguais na condição de filhos de uma guerra social silenciosa, que é travada diariamente nos subúrbios das grandes cidades brasileiras.

Baile Perfumado

Brasil, 1997

Direção: Paulo Caldas e Lírio Ferreira
Gênero: Drama histórico

Elenco: Duda Mamberti, Luiz Carlos Vasconcelos, Aramis Trindade, Chico Díaz, Jofre Soares, Cláudio Mamberti, Germano Haiut, Manoel Constantino, John Donovan, Giovanna Gold, Daniela Mastroianni, Rutílio Oliveira, Roger de Renor, Geninha da Rosa Borges

Sinopse: Jovem libanês radicado no Nordeste sai em busca de recursos para realizar um grande sonho: capturar, com sua câmera cinematográfica, as andanças do bando do cangaceiro Lampião. O título remete à lenda de que Lampião, um homem vaidoso, gostava de usar perfumes.

High School Musical 3 - Ano de Formatura

(High School Musical 3: Senior Year)
EUA, 2008Direção: Kenny Ortega
Gênero: Musical

Elenco: Zac Efron, Vanessa Anne Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu, Monique Coleman, Bart Johnson, Alyson Reed, Olesya Rulin

Sinopse: Agora no último ano da escola, os namoradinhos cantores Troy e Gabriella lidam com a possibilidade da separação, já que cada um seguirá para uma universidade diferente. Nada disso, no entanto, impede que o casal e mais todo o resto do elenco se divirtam e liderem um grande musical que conta, justamente, suas experiências, esperanças e inseguranças sobre o futuro.

Cinema do Parque

Rua do Hospício, 81, Boa Vista - Recife – PE – CEP: 50050-080

Fones: 3232.1553 – 3232.1556