quarta-feira, 21 de abril de 2010

9 ANOS PELA CULTURA, PELA ARTE E POR PERNAMBUCO



Desde que o mundo é mundo, a arte é usada para expressar os sentimentos e aproximar as pessoas. Pernambuco tem uma tradição de lutas libertárias e uma rica cultura, reconhecida além de nossa fronteiras. Foi neste estado tão fertil, que há 9 anos atrás, em 22 de abril de 2001, na cidade do Recife, no bairro do Pina, que durante um curso de teatro ministrado pelo ator e diretor Oséas Borba Neto, que surgiu a idéia e a decisão de formar um grupo de teatro com jovens de baixa renda. Assim a associação sem fins lucrativos Grupo de João Teimoso, recebeu este nome, inspirado naquele boneco de criança, que todos tentam derrubar, mas não conseguem, também chamado de "sempre-em-pé", ou "joão bobo". João Teimoso, devido as dificuldades que o grupo enfrentou em sua formação e que também enfrenta todos aqueles que tentam fazer um trabalho sério e ético com a cultura.
No início o grupo era só teatro e um projeto social (que existem até hoje), mas depois da terceira temporada do seu espetáculo "Bordel Pátria Amada", em janeiro de 2004, surge o Espaço Cultural João Teimoso, no bairro da Boa Vista, que passou a ser sua sede e o local de seus cursos. Já no ano seguinte, sentindo a necessidade de ampliar seus horizontes, Oséas junto com o João Teimoso, abriu a produtora Borba Neto Produções Artísticas, responsável pela Agência de Talentos de Pernambuco, visando diversificar, difundir e abrir as possibilidades dos trabalhos do próprio grupo e da classe artística como um todo.
O Grupo está sempre em evolução e transformação, graças a este espírito inquieto. foi fundado pelo grupo em 2006, a Cia de Danças João Teimoso, que hoje congrega três núcleos, sendo um de Dança Popular, outro de Dança de Salão e um terceiro em Dança do Ventre.
O Grupo João Teimoso, hoje é uma respeitada empresa cultural, sempre presente nas principais discussões da nossa política cultural, não só a nível estadual, como nacional, contribuindo para o crescimento da arte e cultura como um todo, mas sempre com trabalhos na aréa do teatro, dança e nas produções da Agência de Talentos de Pernambuco.
Enfim, o João Teimoso hoje, é uma referência para todos que amam a nossa cultura e que acreditam, que é possivel crescer com ética e seriedade, trabalhando com arte e contribuindo para o crescimento de nossa classe.
Que venham mais anos pela frente que continuaremos de pé, de cabaça erguida e crescendo!!!