quinta-feira, 10 de março de 2011

GRUPO DE TEATRO JOÃO TEIMOSO REVISITA O TEATRO GREGO E SUA ESTÉTICA


Neste ano de 2011 o Grupo João Teimoso comemora seus 10 anos com várias atividades programadas, mas sem esquecer seu objetivo maior, que é seu aprofundamento técnico/profissional, construindo parcerias com outros profissionais e grupos, visando o fortalecimento da nossa cultura.

Sempre preocupados em estar se reciclando e adquirindo novos conhecimentos, o Grupo de Teatro João Teimoso, de tempos em tempos traz um novo profissional, para desenvolver novos trabalhos e agregar novos conhecimentos aos membros do grupo e desta vez, seus componentes estão fazendo em sua sede o Curso “Dionisiacos” e convidaram os componentes da Cia de Loucos para participar também, já que são um dos grupos parceiros do João teimoso. O Grupo entende da necessidade de compartilhar com outros grupos os conhecimentos e os difundi-los ao maior número de envolvidos numa verdadeira ação de Guerrilha Cultural.

O Curso tem duração de 6 (seis) meses, com 04 (quatro) horas semanais de aula e é ministrado pela atriz Gessyka Pereira, Estudante de Psicologia (8° Período) na Faculdade Frassinetti do Recife e Instrutora de Teatro do Núcleo de Cultura da FAFIRE (NUCFIRE). Também participou da montagem de “Os Sete Gatinhos” em 2008 do João Teimoso e afastou-se para estudar e aprofundar seus conhecimentos e “como um bom filho a casa retorna”, ela voltou a onde tudo começou, repassando aos seus colegas de grupo, todo o conhecimento adquirido.

Este curso que no momento é feito internamente aos Grupos envolvidos, será levado a público no Espaço Cultural João Teimoso, com inscrições abertas a partir de maio.

O Curso, busca difundir de forma metódica a história e a teoria do Teatro grego, seus principais autores trágicos e comediantes, o uso das máscaras; principais técnicas de representação teatral com máscaras (Corpo, gesto, voz, Palavra, imaginação, memória, fisicalização); confecção de máscaras. Interpretação de esquetes dos principais textos clássicos de Sófocles, Eurípides e Ésquilo.

Desenvolver a sensibilidade estética (auto-expressão criadora, solução criativa de problemas, amadurecimento psico-afetivo) dos participantes dos grupos, para que no futuro possam desenvolver novos trabalhos em conjunto. Além é claro, de aproveitar os conhecimentos na preparação da nova montagem do Grupo de Teatro João Teimoso, que é o texto “HADES” de Luiz Felipe Botelho, com Direção de Oséas Borba Neto.