sábado, 20 de agosto de 2011

ENGANADORES NO MUNDO DA MODA

É inacreditável a falta de informação e a ingenuidade de meninos e meninas aspirantes a modelo, que a todo dia são iludidos por pseudo “profissionais” e agências de modelos e promoções, que na maioria das vezes nem registro tem e só visam tirar proveitos destes jovens crédulos.

A todo o momento aparecem na cidade e nas redes sociais, agências que prometem milhões de coisas a candidatas a modelo/manequim, oferecendo cursos com a promessa de profissionalização, cursos estes que nem são ministrados por profissionais, nem são reconhecidos pelo SATED-PE (Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversões no Estado de Pernambuco), sindicato este responsável também pelo registro profissional de modelos.

Uma modelo profissional tem que ter o Registro Profissional (DRT), que é conseguido com comprovação de atuação na área e cursos reconhecidos junto ao SATED. O Sindicato da Categoria registra a profissional junto a Delegacia Regional do Trabalho, com registro da profissão na Carteira de Trabalho, tirando seu “DRT”.

Algumas agências são criadas apenas para enriquecimento de seus proprietários, com cursos sem validade no mercado e muitas vezes concursos onde a candidata é obrigada a vender diversos ingressos dos desfiles, mas trabalho que é bom, a maioria nem chega perto de conseguir.

Com o atual desenvolvimento da internet, muitos picaretas se passam por agências para tentar se dar bem com meninas sonhadoras, com promessas de estrelato e conversas falsas que convencem muitos de suas seriedade. Sem falar nas agências chamadas de “FICHA ROSA”, que na verdade são agências de prostituição, muitas vezes disfarçada de pseudo agências sérias de modelos do sul do país.

Uma dica, sempre que for convidada por alguma agência ou profissional de moda e publicidade, para algum curso, trabalho, fotos ou concurso, a primeira atitude é colocar nos sites de busca (como o Google) o nome da empresa ou profissional e ver o que aparece sobre eles, bem como também ligar para o SATED-PE (81) 3424-3133 (www.satedpe.com.br) e pedir informações sobre esta pessoa ou empresa, para não cair numa fria ou algo pior. FICA AQUI O ALERTA!!!