segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

JOÃO TEIMOSO 12 anos - Uma História a ser Lembrada



Foi o amor a arte em geral e ao Teatro, fez com que no dia 22 de abril de 2001 fosse fundado o Grupo de Teatro João Teimoso, inicialmente formado por ex-alunos do ator, diretor e dramaturgo Oséas Borba Neto, no curso que ministrava no projeto do espaço Cultural ArteViva no Pina. Muitas dificuldades e muitos obstáculos impostos marcaram seu início e dai veio o nome João Teimoso, aquele brinquedo de criança que todos tentam derrubar, mas fica sempre em pé.

Desde o principio o grupo teve responsabilidades com o social e com a formação de novos talentos. Depois de três temporadas do seu primeiro espetáculo “Bordel Pátria Amada” e de ensaiar sempre no Pina, o grupo em janeiro de 2004 fundou sem Espaço Cultural João Teimoso no bairro da Boa Vista, para ser a sede de seu grupo de teatro e espaço de cursos e debates culturais em diversas áreas artísticas.  Foi o inicio do crescimento do Grupo João Teimoso como empresa.

Sem se desviar de seu compromisso social, bem como também com a formação e a política cultural também, em 2005 surgiu a Agência de Talentos de Pernambuco, para complementar as ações do João Teimoso e preencher uma lacuna no mercado de uma agência que atendesse de modelos, a promotoras e todas as categorias artísticas, um grande passo no mercado profissional da região. Ainda neste ano começaram os projetos em dança e no ano seguinte surgiu a Cia de Danças João Teimoso com seus núcleos e em 2006 o grupo de teatro infantil ganha o prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte/MinC com a peça Bonezinho Vermelho, projeto apresentado pela personalidade jurídica da agência que é a nossa produtora Borba Neto Produções Artísticas-ME.

No ano seguinte, em 2007 o Grupo de Teatro João Teimoso, com sua outra personalidade jurídica e ONG monta a peça “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues e ganha o prêmio Myriam Muniz com este espetáculo e o remonta no ano seguinte. 

Em 2009 o Grupo João Teimoso começa o ano lançando seu projeto Guerrilha Cultural e em outubro começa o Sarau das Artes, evento quinzenal, como uma forma de difusão e de resistência cultural, no mesmo Bar onde o grupo começou a se reunir em sua formação, o Bar Kibe Lanches.

Nestes anos o grupo João Teimoso, tem sido presença marcante na Política Cultural, não só do Recife, mas também do estado e do País, participando de discussões a nível nacional e tendo presença na elaboração dos Plano Municipal de Cultura do Recife e no Plano Nacional de Cultura. Além de ter representantes em todas as cinco Conferencias Municipal nas duas Estaduais e nas duas Nacionais de Cultura.

Em 2011 o Grupo de Teatro João Teimoso estreou a peça “Hades” de Luis Felipe Botelho e juntou a sua linguagem cênica a arte circense, que tem sido assimilada pelo seu elenco e pretente ser utilizada também em sua nova montagem que será FREUD – Do Inconsciente a Realidade.

Neste ano de 2013 o Sarau das Artes se consolidou com a participação nos três sábados do Janeiro de Grandes Espetáculos. O grupo estará presente na Paixão de Cristo de São Lourenço da Mata, que este ano terá a direção de Oséas Borba Neto e paralelo a tudo isso, ainda esta havendo os trabalhos de pesquisa e montagem de Freud. Enfim, o Grupo João Teimoso comemora seus 12 anos com folego para muitos anos mais e a certeza de que sua luta e resistência é uma marca a ser seguida.