segunda-feira, 7 de abril de 2014

JOÃO TEIMOSO 13 ANOS - UMA HISTÓRIA A SER LEMBRADA




O amor à arte e ao Teatro, fez com que no dia 22 de abril de 2001
fosse fundado o Grupo de Teatro João Teimoso e que este ano comemora 13 anos de luta. Inicialmente formado por ex-alunos do ator, diretor e produtor Oséas Borba Neto, no curso que ministrava no projeto do espaço Cultural ArteViva no Pina. Muitas dificuldades e muitos obstáculos impostos marcaram seu início e dai veio o nome João Teimoso, aquele brinquedo de criança que todos tentam derrubar, mas fica sempre em pé.

E nestes anos o Grupo tem feito jus e apesar das dificuldades, tem sempre se mantido em pé e escrito seu nome no cenário cultural das artes cênicas em Pernambuco. E mesmo antes de se falar em
economia criativa, o João teimoso já tinha este foco, que foi o q os norteou quando resolveram alugar uma sede em janeiro de 2004, que dai surgiu o Espaço Cultural João Teimoso, no bairro da Boa Vista, para ser a sede de seu grupo de teatro e espaço de cursos e debates culturais em diversas áreas artísticas.  

Mesmo o Grupo João Teimoso sendo um grupo de teatro a empresa em 2005 começou a Agência de Talentos de Pernambuco, para complementar as ações do João Teimoso e preencher uma lacuna no mercado de uma agência que atendesse de modelos, a promotoras e todas as categorias artísticas, um grande passo no mercado profissional da região. Ainda neste ano começaram os projetos em dança e no ano seguinte surgiu a Cia de Danças João Teimoso com seus núcleos em 2006.

Há mais de cinco anos em 2009, o Grupo João Teimoso começou o ano lançando seu projeto Guerrilha Cultural e em outubro começou o
Sarau das Artes, evento quinzenal, como uma forma de difusão, formação de plateia e de resistência cultural, no Bar Kibe Lanches no Pina.

Nestes anos o grupo João Teimoso, tem sido presença marcante na Política Cultural, não só do Recife, mas também do estado e do País, participando de discussões a nível nacional e tendo presença na elaboração dos Plano Municipal de Cultura do Recife e no Plano Nacional de Cultura. Além de ter representantes em todas as cinco Conferencias Municipal nas duas Estaduais e nas duas Nacionais de Cultura.

Atualmente o grupo se prepara para lançar um projeto itinerante e
se organiza para montar FREUD – Do Inconsciente a Realidade seu novo espetáculo. Hoje detém números respeitáveis no meio das artes cênicas: Há mais de dez anos tem no mínimo quatro turmas por ano do curso de teatro, por onde já passaram mais de 1.600 (mil e seiscentos) alunos, onde muitos atores hoje já fizeram parte destes; É o grupo de teatro com espaço há mais tempo, com sua sede o Espaço Cultural João Teimoso com quase 11 anos e por último desenvolve o projeto Sarau das Artes há mais de quatro anos, tendo realizado mais de cem saraus, sempre a cada 15 dias um novo, com uma nova programação. Tudo isso fruto de um trabalho sério e responsável do grupo, que em breve lançará um projeto de um palco móvel inédito, para levar o Sarau e seus espetáculos a um público cada vez maior. Vida longa ao Grupo João Teimoso! www.joaoteimoso.com.br
A Comemoração dos 13 anos do Grupo João Teimoso, será no dia 19 de abril no Sarau das Artes de aniversário, em pleno sábado de aleluia, no bairro do Pina onde o grupo começou.