sábado, 12 de setembro de 2009

CIA DO ATOR NÚ FAZ RELEITURA DE HAMLET


Uma boa oportunidade para o público do Recife a partir deste sábado (12), no Teatro Barreto Júnior, é o espetáculo pernambucano “Encruzilhada Hamlet”, da Companhia do Ator Nu. É uma releitura do clássico de Shakespeare e uma das novidades desta adaptação é o destaque que os personagens dos coveiros ganham no texto, além das relações e tensões entre esses representantes do povo e o nobre príncipe. A platéia contempla a aparição, no interior de um túmulo de vidro, dos espíritos de Hamlet e do Coveiro. Como estátuas de mármore em um cemitério, inteiramente nuas e enterradas até o abdômen, as duas personagens encenam o conflito entre o grande e o pequeno, o rico e o pobre, o erudito e o ignorante.

Hamlet e o Coveiro são rejeitados pelos vermes, o primeiro pelo risco de estar envenenado e o segundo pela intimidade que possui com a terra. Num espaço exíguo, os dois têm de chegar a um pacto pela boa convivência. Essa tentativa de conciliação move as personagens, mesmo que, aqui, Hamlet esteja em franca desvantagem. Afinal, o Coveiro está em seu lugar de trabalho e, além do mais, considera-se o melhor coveiro do mundo. O príncipe, ao contrário, jamais imaginou em vida dividir com o subalterno seu descanso na morte. “São dois fantasmas, dois espíritos teatrais e só isso torna possível que estejam enterrados na mesma cova”, explica João Denys.

Com apoio do Funcultura e do Prêmio Fomento às Artes Cênicas da Prefeitura do Recife, “Encruzilhada Hamlet” é o terceiro trabalho da companhia, formada pelos atores Edjalma Freitas e Henrique Ponzi. Desde 2004, quando se uniram, os atores convidaram João Denys para dirigir o primeiro espetáculo do grupo. A partir de então, começaram uma pesquisa que teve como ponto de partida a peça “Hamletmachine”, do alemão Heiner Müller, também uma releitura do clássico shakespeariano.

Dando continuidade aos estudos de texto, os atores escreveram sua própria releitura do clássico, estudando as várias traduções, as versões cinematográficas e os estudos a seu respeito. Em 2009, começaram os ensaios para esta nova montagem.

O espetáculo poderá ser conferido no Teatro Barreto Jr., onde segue em temporada até 18 de outubro, sempre aos sábados e domingos, às 20h.

SERVIÇO
Espetáculo “Encruzilhada Hamlet”
Local: Teatro Barrto Jr. - Pina.
Data: de 12 de Setembro a 18 de Outubro. Sábados e Domingos, às 20h.
Ingressos: R$ 10 e R$ 5