sexta-feira, 27 de maio de 2011

CASA ACESSÍVEL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO RECIFE


O Instituto Muito Especial, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, realiza de 23 de maio a 6 de junho o projeto Casa Acessível para Pessoas com Deficiência do Recife. A iniciativa busca montar um exemplo de casa completamente acessível reunindo diversos produtos assistivos para facilitar a vida das pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida ou idosos em Pernambuco.

O projeto tem como objetivo promover e difundir a importância de se trabalhar os conceitos de Acessibilidade e de Design Inclusivo na construção de habitações, ressaltando a importância de instrumentos que facilitam a inclusão social das pessoas com deficiência.

Para tanto, um modelo de residência completamente adaptada será montado no Shopping Recife , aberto à visitação gratuita. Em seu interior, estarão expostos objetos, utensílios domésticos e soluções arquitetônicas que buscam facilitar o acesso, circulação, segurança e funcionalidade de ambientes como sala, quarto, varanda, banheiro, entre outros.









Para esclarecer os visitantes sobre o conceito da Casa Acessível e o diferencial de seu conteúdo, um manual técnico sobre Acessibilidade e Design Inclusivo para habitações será distribuído no local. Dessa forma, o público poderá notar como a adoção dos princípios do desenho universal em projetos de arquitetura, urbanismo e design deve ser coerente à legislação e normas técnicas vigentes, que possuem parâmetros mínimos de acessibilidade.

Mais que a sensibilização do público visitante, o Instituto Muito Especial busca mobilizar empresários e gestores públicos da cidade do Recife para as questões de acessibilidade das pessoas com deficiência. Além de contribuir ativamente na atualização do conhecimento técnico dos profissionais que atuam na construção civil.

O Instituto Muito Especial é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que trabalha para contribuir com a completa inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e a preparar as organizações a lidarem com a diversidade em todo o país. A atuação é feita através de serviços prestados diretamente ao público e, também por meio de suporte e consultoria para organizações públicas e privadas.

O Instituto participa ativamente do trabalho de inclusão em Pernambuco desde 2008, tendo realizado diversos congressos e feiras com foco em tecnologia assistiva e turismo acessível no estado. Mais informações em www.muitoespecial.com.br.