domingo, 29 de maio de 2011

TURNÊ NACIONAL DO PROJETO TRILOGIA MEMÓRIAS CHEGA A RECIFE


Três novos espetáculos baianos ocupam o Teatro Apolo e a Santa Casa da Misericórdia - Hospital Santo Amaro, de 3 a 5 de junho

Capital pernambucana recebe as peças dramáticas que unem ficção e realidade, entrelaçadas à tragédia social de uma América Latina dominada por ditaduras militares. Cada uma conta, independentemente, recortes de uma história de mãe e filha, que os laços de vida deveriam unir, mas que o destino separou. Os três espetáculos - um deles encenado num hospital - reconstituem a História a partir de diversos pontos de vista, de trajetórias pessoais e de diferentes personagens. A Memória Ferida (que conquistou o Prêmio Braskem de Teatro de 2009 como melhor texto), A Morte nos Olhos e Na Outra Margem, com textos assinados por Dinah Pereira, são três novas montagens que resultam de uma pesquisa dramatúrgica e cênica ancorada nas diversas possibilidades da narrativa como instrumento de reconstrução do passado e ressignificação do presente.Trilogia Memórias - Um grito contra o silêncio e o esquecimento: uma forma de compreender o outro e de atribuir sentido à experiência vivida. Três tentativas de explicar o que só o destino explica.

O PROJETO

Trilogia Memórias – Um Grito contra o Silêncio e o Esquecimento promove a circulação de três novas montagens teatrais baianas por cinco capitais brasileiras: Fortaleza (14 a 16 de maio de 2011), Aracaju (27 a 29 de maio), Recife (3 a 5 de junho), Porto Alegre (24 a 26 de junho) e Curitiba (1 a 3 de julho). A turnê, um projeto vencedor do edital do Programa Eletrobras de Cultura, conta com patrocínio da Chesf.
Com textos assinados por Dinah Pereira, como resultado de um pós-doutorado na Universidade de Quebec, no Canadá, a trilogia aborda a questão da memória e da alteridade, através de processos narrativos e tendo como pano de fundo a ditadura militar no Brasil.
Os espetáculos A Memória Ferida (que conquistou o Prêmio Braskem de Teatro de 2009 de melhor texto), A Morte nos Olhos e Na Outra Margem têm direção de Lucas Modesto e são encenados pela Companhia Estupor de Teatro e atores convidados.
A produção da turnê é da ContraRegra Produções.

SINOPSES

A Morte nos Olhos é a fábula de uma moça desmemoriada que acorda num quarto de uma casa no Sertão do Nordeste sob os cuidados de uma Senhora muito generosa. Portando consigo apenas uma bolsa com um livro de mitologia e as páginas manuscritas de um conto fantástico inacabado, a moça decide continuar essa história, invocando seres mitológicos e imaginários, mergulhando num universo, onde ficção e realidade, pesadelo e memória se fundem.

A Memória Ferida reconstitui o trajeto de dois jovens de culturas diferentes que se reencontram e revivem um passado comum doloroso. Mas esse retorno ao passado esconde um outro passado ainda mais longínquo e agudo: Os Pais de Ana Kharima eram militantes que, tentando fugir dos militares no auge da ditadura militar, conhecem um destino trágico no Sertão do Nordeste, onde a filha é deixada sob os cuidados de uma Senhora num lugarejo árido e desértico.

Na Outra Margem ocorre num cenário hospitalar, num quarto com apenas um leito e conta a fábula de uma jovem vítima de um acidente grave de carro. Com vários traumatismos físicos e psíquicos, sob efeito intenso de grandes doses de morfina e outros tranquilizantes, a jovem vê desfilar diante de si os personagens da mãe, da enfermeira, dos médicos e de seus amantes, os quais lhe reconstituem, cada um ao seu modo, a sua história de vida.

SERVIÇO: Teatro Apolo - ingresso: R$ 10,00 (inteira) e 5,00 (meia) // Santa Casa da Misericórdia - Hospital Santo Amaro - Ingresso: entrada franca

Facebook: Trilogia Memórias