quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESTUDOS SOBRE A SUBJETIVIDADE DO ATOR SERÃO APRESENTADOS NOS PONTOS DE CULTURA DE CARUARU

O resultado do projeto “Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura”, do Ministério da Cultura, desenvolvido pela pesquisadora e diretora teatral paranaense Marianne Consentino no Ponto de Cultura Teatro Experimental de Arte - TEA, será apresentado entre os dias 26 e 29 de maio em todos os Pontos de Cultura de Caruaru.

O projeto - intitulado “A subjetividade do ator: individualidade e coletividade” - foi desenvolvido no TEA durante os meses de março, abril e maio deste ano com o objetivo de realizar oficinas de treinamento de ator com foco no tema da subjetividade. Através de exercícios corporais e sensoriais as oficinas procuraram investigar a conexão entre os processos interiores e exteriores do ator durante o processo de criação, tendo como anteparo o texto “Carta ao Pai”, de Franz Kafka.

Este projeto é parte integrante do campo prático da pesquisa de doutorado de Marianne Consentino, aluna regular do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da
Universidade Federal da Bahia, sob orientação da Profª Drª Sonia Lucia Rangel.

Como resultado das oficinas os participantes criaram pequenos experimentos cênicos. Sem a intenção de realizar um espetáculo, a apresentação pública do processo busca estender ao público a investigação de outras formas de relação do ator com si mesmo, com seu parceiro de cena e com o espectador.

As apresentações nos Pontos de Cultura da Cidade buscam promover um maior intercâmbio entre eles, fortalecendo os vínculos culturais e possibilitando uma importante troca de experiências.