sexta-feira, 6 de julho de 2012

OFICINAS GRATUITAS PARA CRIANÇAS E ARTISTAS

9º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco
oferece oficinas gratuitas para crianças e artistas
  
O Polo Formação do 9º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco oferece ao público e artistas o III Colóquio no Teatro para Infância e Juventude. Será desenvolvido por meio de oficinas gratuitas, visando a formação, reciclagem e troca de experiência entre os profissionais que atuam no segmento. O Sesc PE por meio do seu Núcleo de Teatro para Infância e Juventude monitora a programação dessa edição.

A programação, gratuita, acontecerá a partir do dia 09/07, no Sesc Santo Amaro. As inscrições já podem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc Santo Amaro (3216.1728), entre os dias 04 e 18/07/2011, das 09h00 às 17h00. O candidato a vaga deverá ir, pessoalmente, levando uma foto 3x4, RG, CPF e comprovante de residência, além de R$6,00 para tirar a carteira de usuário do Sesc PE.

Confira a programação das oficinas que também contemplam as crianças.

9º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco conta com o apoio cultural do Sesc PE, Núcleo Sesc PE de Teatro para Infância e Juventude, da Prefeitura do Recife, da Rede Globo Nordeste, da Virtual Produções e da Artepe. Uma realização da Métron Produções.

E, para mais informações, acesse:www.teatroparacrianca.com.br ou pelo telefone: 3088.6650.



Programação Oficinas
Oficina: Canto Ator
Datas: 09, 10, 11, 12 e 13/07/2012
Hora: 19h00 às 22h00
Objetivo: Trabalhar a musicalidade teatral e a expressão do canto em espetáculos para infância e a juventude. Bem como; a compreensão da importância da música como fio condutor do espetáculo e as técnicas que o ator cantor deverá desenvolver para uma melhor execução do canto.
Orientador:  Demétrio Rangel  -  Cantor, compositor, diretor musical e violonista pela OMB.   Se dedica a compor e dirigir trilhas sonoras para teatro, e ao estudo da voz e preparação vocal de atores e cantores.Tem 2 cd gravados.
Carga horária: 15 horas/aula
Público Alvo: Atores e alunos das artes cênicas com idade acima de 16 anos.
 Quantidade de participantes: 30 alunos



Oficina:  Em busca dos nutrientes da cena
Datas:   16,17,18,19 e 20/07/2012
Hora: 14h00 às 17h00

Objetivo: O teatro expressa, comunica, atribui sentido às sensações, sentimentos e pensamentos, estando presente no cotidiano de todos. A oficina de Interpretação Teatral para crianças intitulada: “Em busca dos nutrientes da cena” proporcionará aos alunos atores, uma vivência com jogos teatrais explorando a descoberta dos vários indutores criativos que permeiam o trabalho do ator buscando, nas memórias pessoais, contos, músicas, poesias, matéria de jornal, conteúdos da internet, alimentar a descoberta do processo de composição da cena.

Objetivos
· Explorar os indutores criativos do processo de criação teatral.
· Estimular o desenvolvimento e o afloramento do terreno criativo que habita o nosso corpo.
· Compreender os conceitos básicos da linguagem teatral.
· Apresentar algumas técnicas de preparação do ator.
Orientadora: Andreza Nóbrega - Arte-educadora, atriz e integrante do grupo Quadro de Cena. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas.
Carga horária: 15 horas/aula

Público alvo
: Crianças a partir de 08 anos

Quantidade de participantes
: 15 crianças



Oficina: Voz e Movimento
Datas: 16, 17, 18, 19 e 20/07/2012
Hora: 19h00 às 22h00
   
Objetivo: Propor reflexão sobre a problemática que envolve resgatar a dimensão física da palavra por meio de uma prática de trabalho que dê início a uma resignificação nos planos vocal e expressivo do ator.
Orientadora: Rose Mary Martins – Mestra em Teatro pela UFBA e licenciada em Música pela UFPE, é professora do Curso de Licenciatura em Artes Cênicas da UFPE. Atua como preparadora vocal, assistente de direção, atriz, cantora,instrumentista e produtora cultural. Atualmente se encontra matriculada no Programa de Pós-graduação da UN   como aluna especial do doutorado em Artes.
 Carga horária: 15 horas/aula
Público Alvo: Atores e alunos das artes cênicas com idade acima de 16 anos.
Quantidade de participantes: 20 alunos Parte inferior do formulário

Oficina: Cenografia e cenotécnica no Teatro para Infância e Juventude
Datas: 23, 24, 25, 26 e 27/07/2012                
Hora:  19h00 às 22h00

Objetivo: Repassar noções sobre criação cenográfica e construção de cenários direcionados ao segmento da infância e juventude por meio da teoria e prática vivencial.
Orientador: Roberto Oliveira, produtor, ator, diretor e autor de teatro tais como: Peter Pan em mais uma aventura na terra do nuncaO Casamento de Dona BaratinhaTarzan o garoto da selvaAs Vizinhas,Miss StarBananas, entre outros, professor de artes nos Colégios Disneylândia em Moreno de 1990 a 2008, Rosa Gattorno1996 à 1999, Municipal de Moreno de 1998 à 2006, Folclorista, coreografo  e coordenador da Cia Capibaribe de dança antigo Grupo Folclórico do Moreno com 38 anos de existência, onde representou o Brasil e Pernambuco em festivais internacionais de folclore na Europa e América latina e vários estados brasileiro. Atual Assessor Especial para o desenvolvimento da arte e cultura da Prefeitura do Moreno.
Carga horária: 15 horas/aula
Público alvo: Artistas de teatro, cenotécnicos e estudantes das artes cênicas (acima de 16 anos).
Quantidade de participantes: 30 alunos

Workshop: Teatro de Animação (Grupo Os Imaginários / UFBA)
Datas: 28/07/2012
Hora: 09h00 às 13h00

Objetivo: Propõe-se uma vivência com teatro de animação a partir da apropriação de jornais velhos. 

Orientadora: 
Sonia Rangel – Artista visual e cênica, atuações como poeta, artistas plástica, atriz, encenadora, cenógrafa, figurinista e professora universitária. Doutora em Artes Cênicas (2002) e Mestre em Artes Visuais (1995). Leciona na Escola de Belas Artes e na Escola de Teatro da UFBA (1980).

Carga horária:
 04 horas

Público alvo: 
Sem pré-requisito, destinada ao público de adultos e de crianças a partir dos oito anos de idade.

Quantidade de participantes:
 20 participantes