quarta-feira, 17 de abril de 2013

CURSO DE TEATRO NO RECIFE AOS SÁBADOS A TARDE

 Quer Fazer TEATRO? 
Quer ser Ator ou Atriz?
Ou quer apenas se soltar em Público?

O ESPAÇO CULTURAL JOÃO TEIMOSO e a A AGÊNCIA DE TALENTOS DE PERNAMBUCO, ambos ligados ao Grupo João Teimoso, grupo este, com mais de 12 anos de atuação no estado de Pernambuco, responsável pela formação de mais de 1.500 alunos no seu curso de teatro e depois de mais de 40 turmas deste mesmo Curso, sendo 38 só na sua sede, no Espaço Cultural João Teimoso que funciona há quase de 10 anos no mesmo local, sempre com 04 turmas de Teatro por ano.
Depois de lotar duas turmas neste ano de 2013 e devido a grande procura, O Espaço Cultural João Teimoso, resolveu abrir mais uma turma do seu CURSO de TEATRO, que vai iniciar em 20 de julho de 2013. Hoje, é um dos cursos mais procurados do estado de Pernambuco, com um trabalho sério e de valorização do teatro, contando com o apoio do SATED-PE. Agora é a vez da turma da tarde, aos sábados das 16 ás 19 hs que está com inscrições abertas.
CURSO DE TEATRO ministrado pelo ator e diretor Oséas Borba Neto profissional com anos de teatro, responsável pela fundação do Grupo João Teimoso, criado depois de um curso seu no inicio de 2001. Também foi o representante nacional do teatro no Conselho Nacional de Politica Cultural do MinC, membro em dois mandatos do Conselho Municipal de Politica Cultural do Recife e hoje, é membro do Colegiado Nacional de Teatro. 
O Curso destina-se a jovens e adultos iniciantes como atores e atrizes, ou para modelos que pretendem aprender a arte da interpretação, promotoras e profissionais liberais ou simplesmente, para pessoas que desejam se soltar em público e conhecerem um pouco mais sobre teatro.
 
Durante o curso os alunos toda semana farão exercícios de criação do personagem, sempre de uma semana para outra. No programa terá ainda, histórias do teatro, teorias teatrais, jogos e exercícios de interpretação, expressão corporal, técnica vocal, Linguagem teatral X Linguagem diante das câmeras, entre outros. Os alunos receberão material didático entre apostilas, fichas e textos tudo já incluso no valor da mensalidade, bem como farão 03 provas escritas ao longo do curso em cima do material teórico. Ao Final haverá uma prova pública e certificado.

O Grupo realiza ainda a cada 15 dias o SARAU DAS ARTES, evento com apresentações abertas ao público, que é uma verdadeira confraternização com as artes, onde existem apresentações artísticas com os componentes do grupo de Teatro João Teimoso, artistas diversos e até mesmo os alunos durante o curso podem se exercitarem com apresentações no palco do Bar Kibe Lanches no Pina. 

 
Serviço:

INSCRIÇÕES ABERTAS


INICIO DAS AULAS 20/07/2013

DURAÇÃO: 06 meses

AULAS: aos sábados das 16 ás 19 hs

VALOR: R$ 90,00 (mensal)

LOCAL: Espaço Cultural João Teimoso está localizado na Rua do Aragão, 27 – sala 04 (próx. ao antigo VEM da EMTU e a praça Maciel Pinheiro) no bairro da Boa Vista, RECIFE-PE

INFORMAÇÕES: (81)4141-5125 ou 8897-1513


APOIO:

quinta-feira, 11 de abril de 2013

JOÃO TEIMOSO MUITO MAIS QUE APENAS UM GRUPO


Muita luta e resistência cultural, talvez seja a melhor definição para o surgimento do Grupo João Teimoso em 22 de abril de 2001. Inicialmente o grupo foi formado por ex-alunos de uma oficina de teatro, depois que o ator, diretor, produtor e dramaturgo Oséas Borba Neto, ministrou no Projeto do Espaço Cultural ArteViva no Pina. E foram as dificuldades, falta de apoio e até mesmo a falta de um local para ensaio, que forjou este grupo surgido na periferia e que hoje tem seu nome escrito na historia do teatro pernambucano. Seu nome veio da inspiração nas dificuldades enfrentadas e num brinquedo de criança que todos tentam derrubar, mas fica sempre em pé, também conhecido como “João Bobo” e “Sempre em Pé”, dai surgiu o João Teimoso.

Como o João Teimoso surgiu da periferia, formado por jovens de
baixa renda, sua responsabilidade com o social e com a formação sempre foi um de seus principais alicerces.  Mas no caminho das pedras também apareceram parceiros e um deles foi o dono do Bar Kibe Lanches, conhecido como Barão, que convidou o grupo para ensaiar nos fundos do estabelecimento, conhecido como Recanto dos Artístas, onde o João Teimoso montou suas duas primeiras temporadas de seu espetáculo Bordel Pátria Amada em 2002 e onde, desde outubro 2009 é realizado o Sarau das Artes.

Em janeiro de 2004 o grupo se mudou e fundou o Espaço Cultural João Teimoso no bairro da Boa Vista, que funciona até hoje, como um dos principais centros de formação na área artística e um dos espaços mais antigos e consolidados da cidade. Além de ser a sede de seu grupo de teatro é também local de debates culturais em diversas áreas artísticas.  Assim começa o crescimento do Grupo João Teimoso como empresa.
 
Em 2005 foi fundada a Agência de Talentos de Pernambuco, parte da empresa João Teimoso e para preencher uma lacuna no mercado, que é uma agência que atende de modelos, a promotoras e todas as categorias artísticas, um grande passo no mercado profissional da região. Ainda neste período o espaço cultural do grupo começou seus projetos em dança e em 2006 surgiu a Cia de Danças João Teimoso com seus núcleos e neste mesmo ano o grupo de teatro infantil ganha o prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte/MinC com a peça Bonezinho Vermelho, projeto apresentado pela personalidade jurídica da agência que é a nossa produtora Borba Neto Produções Artísticas-ME.

No ano de 2007 o Grupo de Teatro João Teimoso, monta a peça “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues e ganha o prêmio Myriam Muniz com este espetáculo e o remonta também em 2008. 

Em 2009 o Grupo João Teimoso começa o ano lançando seu projeto
Guerrilha Cultural, projeto este que aperfeiçoou seu Projeto João Teimoso e no qual Sarau das Artes faz parte.

Nestes anos o Grupo João Teimoso, tem sido presença marcante na Política Cultural, não só do Recife, mas também do estado e do País, participando de discussões a nível nacional e tendo presença na elaboração dos Plano Municipal de Cultura do Recife e no Plano Nacional de Cultura. Além de ter representantes em todas as cinco Conferencias Municipal nas duas Estaduais e nas duas Nacionais de Cultura.


Em 2011 o Grupo de Teatro João Teimoso recebeu da Assembleia
Legislativa do Estado de Pernambuco, um voto de aplauso pela passagem dos seus então dez anos e estreou a peça “Hades” de Luis Felipe Botelho e juntou a sua linguagem cênica a arte circense, que tem sido assimilada pelo seu elenco e pretende ser utilizada também em sua nova montagem que será FREUD – Do Inconsciente a Realidade.

Neste ano de 2013 o Sarau das Artes se consolidou com a participação nos três sábados do Janeiro de Grandes Espetáculos. O grupo esteve presente na Paixão de Cristo de São Lourenço da Mata, que teve a direção de Oséas Borba Neto. 

O Grupo João Teimoso comemora seus 12 anos com garra, determinação para muitos anos mais. Com amor a arte e a nossa cultura. E as comemorações que começaram desde o inicio do no, terá uma comemoração no Sarau das Artes - 12 anos de Resistência, no dia 27 de abril a partir das 20 horas.

terça-feira, 9 de abril de 2013

OFICINA DE TEATRO DE RUA NO ESPAÇO JOÃO TEIMOSO





O Espaço Cultural João Teimoso, anuncia uma nova oficina, "O Ator como Artista Criador  no Universo da Rua –Teatro de Rua" ministrada por Carlos Amorim, profissional que tem como vivencia e pesquisa de 23 anos de carreira como ator, diretor, palhaço e artista popular.

Com o intuito de inserir através do teatro popular,  e  incentivar praticas culturais, com a arte buscando conhecimentos, propiciando o desenvolvimento do pensamento, caracterizando o modo particular e o sentido das experiências de cada ser e  ampliando as possibilidades da linguagem do teatro de rua, com atividades criadoras de expressão e  comunicação de seus cotidianos. Carlos pretende abordar questões relacionadas com cotidiano relacionado a arte de rua : no processo de criação, criatividade na cena, improviso  e técnicas utilizadas pelo teatro popular  (teatro de rua).

A Oficina tem o objetivo de difundir  as manifestações da arte popular regional e instrumentalizar os participantes, a criação e produção teatral com o foco em suas habilidades físicas e vocais – Base Técnica. 

Oficina operará a partir de dois eixos base: a técnica e a experimentação: A técnica oferece aos participantes a base do jogo de criação que será experimentado pelo aluno avaliado pelo orientador. Cada dia de trabalho será dividido em três partes: improvisação a partir da técnica, experimentos técnicos e experimentos cênicos (nesta ultima, os participantes elaborarão individualmente ou em pequenos grupos trabalhos a serem apresentados ao grupo e analisado pelo orientador).

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Análise do movimento mascara neutra (base da expressividade teatral) ação vocal e física, os elementos (mimodinâmica).
Improvisações a partir do contato com o publico e pequeno experimento criativo a partir da base da narrativa.        
        
PÚBLICO ALVO/DURAÇÃO

Público Alvo, jovens a partir dos 15  anos, a duração será de 3 meses, que será distribuído com aulas teórica, práticas, pesquisa, ensaios e montagem de um espetáculo como produto final.

AVALIAÇÃO/RESULTADO

Avaliação e o resultado será um espetáculo criado pelos alunos em um processo coletivo incentivando o trabalho em equipe. Os alunos também irão participar de duas (02) provas. 
Uma (01) teórica e a outra prática. Está chamaremos de prova pública, onde os alunos irão apresentar o resultado da oficina (espetáculo teatral), para familiares, amigos e comunidade.
Os resultados esperados serão,  de contribuir com a cidadania, com o lazer, auto-estima, com descobrimentos de novos valores e formar grupos atuantes e organizados na comunidade.     

O PROFESSOR

Carlos Amorim começou carreira sendo palhaço de Circo em 1988 ,  no ano de 1990 conheceu o Teatro através de um curso no bairro de Casa Amarela na Escola Ageu Magalhães ,Recife-PE. Criou em 1991 a Cia D’ Loucos de Teatro popular e 2005 criou o Grupo Cultura Boi D’ Loucos  onde é coordenador ,produtor e ator dos  grupos ,que já fazem parte da cena cultural Pernambucana ,participando de eventos importante no nosso estado e fora .

É  Arte Educador e  Também tem experiência em dirigir e escrever espetáculo teatral, dos quais escreveu 20 peças sendo 17 infantil e 03 adulta, dirigiu mais de 20 peças ,as ultimas peças  que escreveu e dirigiu são: O Rapto do Presente  e  O Desejo de Catirina que são encenadas pela Cia D’loucos de Teatro Popular ,onde também atua com ator,faz parte do elenco do espetáculo O Massacre de Angico –A morte de Lampião direção de José Pimentel. O espetáculo é considerado pela critica o maior espetáculo ao ar livre do sertão brasileiro na cidade de Serra Talhada -PE. Carlos  é um artistas versátil tem experiência  em atuar em qualquer tipo de espaço.

Carlos Amorim tem uma carreira de Humorista conhecida em todo
Brasil, através dos programas que participou  de nível nacional e internacional como: Show do Tom apresentado por Tom Cavalcante, Tudo é possível apresentado por  Ana Hickmann (TV Clube /Rede Recorde). Atualmente foi ao Rio de Janeiro gravar o  Programa Got Talente Brasil que será apresentado por Rafael Cortez  .Terá sua  estrear na Rede Record no mês de março de 2013. No ano de 2012 teve experiência com a TV Pernambucana onde participou durante um ano do Programa TV Tudo/TV NOVA NODESTE CANAL 22  com a personagem Zefinha Parideira criada em abril de 2012 pelo próprio humorista,uma personagem popular que teve até participações no Programa Ronda Geral/TV Tribuna /Band e tem um canal de vídeos no youtube Bate Papo com Zefinha Parideira.  Vídeos no youtube para comprovaçãoé só digitar : CARLOS AMORIM PE  , CARLOS AMORIM TUDO É POSSÍVEL    ,  ZEFINHA PARIDEIRA

SERVIÇO:

Período: Junho a agosto/2013

Aulas: segundas e quartas-feiras

Horário: das 14 ás 17h

Investimento: R$ 100,00 (mensal)

Início: 03/Junho/2013

MAIORES INFORMAÇÕES:

Espaço Cultural João Teimoso
Rua do Aragão, 27 - sala 04 - Boa Vista - Recife-PE
(Próximo a Praça Maciel Pinheiro)
Telefones: (81) 4141-5125 ou 8897-1513


REALIZAÇÃO: