quarta-feira, 3 de abril de 2013

UMA PAIXÃO DE CRISTO COM MUITA GARRA E DETERMINAÇÃO




De 28 a 31 de março foi realizada a Paixão de Cristo de São Lourenço da Mata, que comemorou 14 anos de existência e resistência, trazendo um novo texto e uma parceria da Cia de Artes Cênicas Edna Braga – ARTEB com o Grupo João Teimoso, visando fortalecer ainda mais a encenação.


Uma paixão de muita luta, forjada na garra de seus atores e equipe técnica, que enfrentou oposições e descréditos, onde muitos além de apostarem na sua não realização, ainda usaram de subterfúgios pouco ortodoxos, para impedirem a paixão, mas não contavam que a parceria formada entre os dois grupos, fosse mais forte, do que as criticas e o jogo sujo.


A frente da produção da Paixão de Cristo de São
Lourenço da Mata estava Edna Braga, atriz e produtora, que há 14 anos realiza o evento e na direção foi convidado em dezembro/2012, o ator e diretor Oséas Borba Neto e juntos com o elenco e equipe técnica da Arteb remanescente de outras paixões, se uniram aos atores e atrizes do João Teimoso, que vinheram de diversos locais, para mostrarem que artista unido é cultura imbatível. 


A prefeitura de São Lourenço da Mata apenas se limitou a confirmar a realização da Paixão no ginásio Pereirão, não deu nenhum apoio financeiro, nem muito menos mandou capinar o mato na area externa do ginásio, onde são realizadas as cenas finais da encenação e ainda postou em seu site que a Paixão de Cristo era uma realização da Arteb, Grupo João Teimoso em parceria com a prefeitura. Que parceria foi esta?  É deste jeito que a prefeitura da dita cidade da copa trata a cultura? O povo junto com os artistas clamam por arte e cultura com dignidade!



O que foi visto nestes quatro dias de espetáculo, foi muita garra e determinação, de uma equipe que se uniu para enfrentar a injustiça e mostrar que o ego inflamado de uns, não pode prejudicar a arte. Artista não pode lutar contra artistas. Temos que nos unir contra aqueles donos do poder, que tentam manipular as verbas públicas ao seu bel prazer.


Foi uma Paixão de amor à arte, de solidariedade, de jogo limpo e transparência, onde cada um fez seu melhor, ninguém quis ser melhor que ninguém e deixaram um legado não só para São Lourenço da Mata, mas para todos os lugares, que quando artistas se unem, não existem políticos, nem governos, nem ninguém que consiga derruba, porque a arte é maior do que divergências pessoais, a arte é livre e independente. E quando a união se junta com a paixão ao que se faz, todos saem ganhando e foi isso que o público constatou nos quatro dias de apresentações da Paixão de Cristo de São Lourenço da Mata. Parabéns a ARTE e a CULTURA!!!