quinta-feira, 11 de abril de 2013

JOÃO TEIMOSO MUITO MAIS QUE APENAS UM GRUPO


Muita luta e resistência cultural, talvez seja a melhor definição para o surgimento do Grupo João Teimoso em 22 de abril de 2001. Inicialmente o grupo foi formado por ex-alunos de uma oficina de teatro, depois que o ator, diretor, produtor e dramaturgo Oséas Borba Neto, ministrou no Projeto do Espaço Cultural ArteViva no Pina. E foram as dificuldades, falta de apoio e até mesmo a falta de um local para ensaio, que forjou este grupo surgido na periferia e que hoje tem seu nome escrito na historia do teatro pernambucano. Seu nome veio da inspiração nas dificuldades enfrentadas e num brinquedo de criança que todos tentam derrubar, mas fica sempre em pé, também conhecido como “João Bobo” e “Sempre em Pé”, dai surgiu o João Teimoso.

Como o João Teimoso surgiu da periferia, formado por jovens de
baixa renda, sua responsabilidade com o social e com a formação sempre foi um de seus principais alicerces.  Mas no caminho das pedras também apareceram parceiros e um deles foi o dono do Bar Kibe Lanches, conhecido como Barão, que convidou o grupo para ensaiar nos fundos do estabelecimento, conhecido como Recanto dos Artístas, onde o João Teimoso montou suas duas primeiras temporadas de seu espetáculo Bordel Pátria Amada em 2002 e onde, desde outubro 2009 é realizado o Sarau das Artes.

Em janeiro de 2004 o grupo se mudou e fundou o Espaço Cultural João Teimoso no bairro da Boa Vista, que funciona até hoje, como um dos principais centros de formação na área artística e um dos espaços mais antigos e consolidados da cidade. Além de ser a sede de seu grupo de teatro é também local de debates culturais em diversas áreas artísticas.  Assim começa o crescimento do Grupo João Teimoso como empresa.
 
Em 2005 foi fundada a Agência de Talentos de Pernambuco, parte da empresa João Teimoso e para preencher uma lacuna no mercado, que é uma agência que atende de modelos, a promotoras e todas as categorias artísticas, um grande passo no mercado profissional da região. Ainda neste período o espaço cultural do grupo começou seus projetos em dança e em 2006 surgiu a Cia de Danças João Teimoso com seus núcleos e neste mesmo ano o grupo de teatro infantil ganha o prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte/MinC com a peça Bonezinho Vermelho, projeto apresentado pela personalidade jurídica da agência que é a nossa produtora Borba Neto Produções Artísticas-ME.

No ano de 2007 o Grupo de Teatro João Teimoso, monta a peça “Os Sete Gatinhos” de Nelson Rodrigues e ganha o prêmio Myriam Muniz com este espetáculo e o remonta também em 2008. 

Em 2009 o Grupo João Teimoso começa o ano lançando seu projeto
Guerrilha Cultural, projeto este que aperfeiçoou seu Projeto João Teimoso e no qual Sarau das Artes faz parte.

Nestes anos o Grupo João Teimoso, tem sido presença marcante na Política Cultural, não só do Recife, mas também do estado e do País, participando de discussões a nível nacional e tendo presença na elaboração dos Plano Municipal de Cultura do Recife e no Plano Nacional de Cultura. Além de ter representantes em todas as cinco Conferencias Municipal nas duas Estaduais e nas duas Nacionais de Cultura.


Em 2011 o Grupo de Teatro João Teimoso recebeu da Assembleia
Legislativa do Estado de Pernambuco, um voto de aplauso pela passagem dos seus então dez anos e estreou a peça “Hades” de Luis Felipe Botelho e juntou a sua linguagem cênica a arte circense, que tem sido assimilada pelo seu elenco e pretende ser utilizada também em sua nova montagem que será FREUD – Do Inconsciente a Realidade.

Neste ano de 2013 o Sarau das Artes se consolidou com a participação nos três sábados do Janeiro de Grandes Espetáculos. O grupo esteve presente na Paixão de Cristo de São Lourenço da Mata, que teve a direção de Oséas Borba Neto. 

O Grupo João Teimoso comemora seus 12 anos com garra, determinação para muitos anos mais. Com amor a arte e a nossa cultura. E as comemorações que começaram desde o inicio do no, terá uma comemoração no Sarau das Artes - 12 anos de Resistência, no dia 27 de abril a partir das 20 horas.