segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO 17º JANEIRO DE GRANDES ESPETÁCULOS

Já estão abertas as inscrições para as OFICINAS do 17º Janeiro de Grandes Espetáculos, evento que acontecerá de 12 a 30 deste mês, numa realização da APACEPE (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco):

Informações e inscrições no SATED/PE (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Pernambuco – Casa da Cultura, Raio Oeste, 2º andar. Tel. 3424 3133).

Iniciação à Interpretação (José Pimentel)

São dois períodos: de 17 a 21 e de 24 a 28 de janeiro l segunda a sexta l 14 às 17h l Teatro Apolo (1ª semana) e Teatro Arraial (2ª semana) l 30 vagas l R$ 30,00

O objetivo é transmitir noções fundamentais para o exercício da interpretação teatral nos vários espaços cênicos e em outros veículos, como cinema e televisão. Serão utilizados métodos de vários autores/encenadores e teóricos do Teatro, como Brecht, Stanilavski, Grotowski, Artaud, Peter Brooks, Dario Fo, Eugenio Barba, Michael Checkov, Yoshi Oida e Eric Bentley, entre outros.

Jornalista, ator, dramaturgo, iluminador e diretor teatral com larga experiência no mercado. É responsável por grandiosos espetáculos ao ar livre no Estado, tais como, Paixão de Cristo do Recife e Batalha dos Guararapes.

Textos Teatrais e Representações: a Construção da Teatralidade (Eberto García Abreu/Cuba)

De 17 a 21 de janeiro l segunda a sexta l 09 às 12h l Centro Cultural Correios (Av. Marquês de Olinda, 262 – Recife Antigo) l 20 vagas l R$ 30,00

A proposta é analisar diversas noções de teatralidade como síntese das relações entre texto e cena, além de abordar o caráter sistêmico do texto, do espetáculo e da teatralidade em sua interação permanente, mostrando ainda diversas noções do texto teatral, reconhecendo o amplo espectro de seus funcionamentos históricos, e confrontando diversos modelos textuais e cênicos em sua expressão contemporânea.

Eberto García Abreu é licenciado em Teatrologia e Dramaturgia pela Faculdade de Arte Teatral do Instituto Superior de Arte de Havana, Cuba, em 1986; Professor Titular de História do Teatro Contemporâneo, Seminário de Crítica Teatral e Teoria do Teatro; Especialista em Relações Internacionais e Promoção Cultural do Centro de Desarrollo y Comunicación Cultural do Ministério de Cultura; Dirige o Departamento de Teatrologia e Dramaturgia da Faculdade de Artes Cénicas do Instituto Superior de Arte, em Havana, Cuba.

Trançados Musculares – Saúde Corporal e Ensino do Frevo (Valéria Vicente e Kiram/Giordani Gorki)

De 17 a 21 de janeiro l segunda a sexta l 18 às 22h OU de 24 a 28 de janeiro l segunda a sexta l 14 às 18h l Torre Malakoff (Bairro do Recife) l 20 vagas por cada período l Gratuita

A partir da pesquisa técnica a respeito das características da dança frevo no que diz respeito às exigências osteomusculares dos dançarinos, a oficina tem por objetivo propor exercícios baseados no próprio frevo que sirvam de alongamento e preparação corporal de forma complementar aos métodos de ensino já existentes, prevenindo possíveis lesões.

Valéria Vicente é passista e coreógrafa, professora de danças populares do curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da UFPB. Kiram (Giordani Gorki) é fisioterapeuta e coreógrafo.

Além de Stanislavski (Cláudio Medeiros/EUA)

São três dias intensos: dias 21 e 24 de janeiro l sexta e segunda l 9h30 às 12h30 e das 14 às 17h l E dia 25 de janeiro l terça l 10 às 13h l Sala de Dança do Teatro de Santa Isabel l 20 vagas l R$ 30,00

Centrado na metodologia de Konstantin Stanislavski e na técnica Viewpoints, a oficina tem como objetivo aprofundar e diversificar a caixa de ferramentas no treinamento de atores dentro do realismo psicológico, na liberação do poder imaginativo do corpo e na criação de um ambiente de trabalho onde os atores possam tomar posse de seus instrumentos com um máximo de imaginação e um mínimo de autocensura. Pré-requisito: boa forma física.

Cláudio Medeiros é doutor em teatro pela Universidade da California (Berkeley), e faz parte do corpo docente do Departamento de Teatro da universidade Middlebury College, no estado de Vermont, Estados Unidos. Além de dirigir e ensinar interpretação, Medeiros dá cursos de história do teatro e literatura dramática.

Caio Fernando Abreu e Morangos Mofados: O Teatro Sem Prazo de Validade (Luciano Alabarse/RS)

De 26 a 29 de janeiro l quarta a sábado l 10h às 13h l Teatro Arraial l 20 vagas l R$ 30,00

* É necessário participar de uma seleção no dia 22 de janeiro l sábado l a partir das 10h30 l Recife Praia Hotel (Pina). O horário do teste de cada inscrito será agendado no dia da inscrição. Cada participante deverá preparar uma cena de dois parágrafos a partir de qualquer trecho do livro Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu.

A proposta é valorizar a obra e a memória de Caio Fernando Abreu, um dos mais significativos autores brasileiros das últimas décadas (e amigo muito próximo de Luciano Alabarse, este, profundo conhecedor de sua obra e pensamento), trabalhando a palavra e a intersecção entre literatura e dramaturgia para a cena contemporânea. É possível, assim, preparar a semente para um espetáculo de Alabarse com atores de Pernambuco.

Luciano Alabarse é amigo/irmão/parceiro de Caio Abreu, profundo conhecedor de sua obra e pensamento. Formado em Licenciatura em Artes Cênicas, com trinta e cinco anos de carreira. Nessa longa carreira, já montou Tchecov, Pirandello, Sófocles, Eurípedes, Eugene O´Neil. Paralelo, sempre construiu espetáculos de autores gaúchos: Lya Luft, Caio Fernando Abreu, João Gilberto Noll, entre outros. Ganhou todos os prêmios que se pode ganhar. Sete Troféus Açorianos de Melhor Espetáculo, cinco de Melhor Diretor. Atualmente, paralelo às apresentações de O Animal Agonizante (que foi convidado também para representar o Brasil no Festival Internacional de Buenos Aires), prepara a montagem de Ifigênia em Áulis, que vai estrear em maio de 2011. Dirige o Porto Alegre em Cena, desde a sua primeira edição. Em 18 anos, apenas se afastou por três anos, sendo confundido com a cara do festival, um dos maiores do país. Dirigiu muitos shows de música, inclusive os primeiros oito shows de Adriana Calcanhotto.

Circo Godot – Iniciação de Técnicas Circenses (Damiano Massaccesi/Itália)

De 24 a 28 de janeiro l segunda a sexta l 14 às 17h l Espaço Experimental (Rua Tomazina, s/n, 1º andar – Recife Antigo) l 20 vagas l R$ 30,00

A oficina propõe a “degustação” de um conjunto de habilidades das artes circenses (equilibrismo, malabares e acrobacia aérea) como modo de despertar atores e dançarinos para uma possibilidade de treinamento na preparação de um espetáculo e como ponto de diversificação e aprimoramento técnico do performer.

Damiano Massaccesi é ator e circense. Em sua formação constam: 2002-2005, Curso de Teatro na Pétite École em Jesi, com o professor Gianfranco Frelli; 2006, Workshop Clown Terapia; 2007-2009, Curso de percussão Cubana na Escola de Música G. B. Pergolesi di Jesi. Prof: Luca Mattioni; 2002-2009, Convenções e Encontros Nacionais e Internacionais de Malabarismo; 2009, Construção e Confecção de Máscaras; 2010, Reciclagem na Escola Nacional de Circo, no Rio de Janeiro (Malabares, Escada Livre e Acrobacia); 2010, Oficina de acrobacia aérea (Tecido e Trapézio) na Intrépida Trupe (RJ); 2010, Acrobacia aérea (Tecido) no Lunáticos (RJ).