domingo, 23 de janeiro de 2011

O GRUPO JOÃO TEIMOSO EM 2011 CHEGA AOS 10 ANOS

Surgido em 22 de abril de 2001, o Grupo João Teimoso está prestes a completar seus dez anos de vida. Fruto de uma oficina de teatro direcionada a jovens alunos da rede pública de ensino e comunidades de baixa renda, no Pina. A persistência e determinação do grupo o transformou em um espaço cultural com diversos segmentos artísticos e em uma agência de talentos, dona do maior e mais variado casting do Norte e Nordeste.

Quem nunca viu aquele bonequinho infantil que todos tentam derrubar e nunca conseguem? Aqueles que, geralmente, têm um peso embaixo deles e são chamados de joão bobo ou sempre em pé?

De acordo com o diretor do Grupo João Teimoso, Oséas Borba Neto, o boneco foi fonte de inspiração na hora da escolha do nome, devido às muitas dificuldades e portas fechadas que encontraram desde a época de sua fundação – 22 de abril de 2001. O João Teimoso surgiu após uma oficina realizada no bairro do Pina. Nas Lentes da Dramaturgia, ministrada pelo próprio Oséas Borba Neto, no ArteViva Espaço Cultural direcionada aos jovens carentes de Brasília Teimosa, Bode e comunidades vizinhas. Da vontade de trabalhar com a cultura e pela arte, surgiu a Organização Sem Fins Lucrativos Grupo João Teimoso.

Para os que, ainda, não conhecem o João Teimoso é a união de um grupo de teatro adulto, de uma companhia de danças com vários segmentos (dança do ventre, popular e salão), um Projeto Social, um Espaço Cultural e uma Agência de Talentos, com seus vários agenciados e empresariados.

Mas muito se engana pensar que fica só por aí. Buscando sempre inovar e incrementar a história artística de Pernambuco, o Grupo João Teimoso trouxe à tona o projeto Guerrilha Cultural, valorizando a cultura e a arte como difusora da afirmação e identidade de um povo. “Uma etapa deste projeto é difundido através do "Sarau das Artes", surgido em janeiro de 2009”, ressaltou o diretor Oséas Borba. Oséas faz questão de destacar que o evento acontece a cada 15 dias no Recanto dos Artistas do bar Kibe Lanches, no Pina, por reconhecer que o dono do bar foi quem primeiro acolheu o Grupo e abriu as portas para os ensaios e apresentação do primeiro espetáculo de nome Bordel Pátria Amada (2002).

Como garra, persistência e coragem sempre foram as marcas registradas do Grupo João Teimoso, no final de 2003 o grupo ousou e lançou o ‘Boletim João Teimoso’, um informativo cultural mensal eletrônico enviado, por mala direta, a mais de seis mil endereços eletrônicos. Com o passar dos anos, esse boletim ganhou um formato de blog (www.boletimjoaoteimoso.blogspot.com), tem atualização semanal e conta com mais de 600 acessos semanais. Como forma de divulgação, o Grupo João Teimoso conta também com um site oficial, o www.joaoteimoso.com.br, seis perfis no Orkut, um no Facebook, outro no Twitter e demais redes sociais.

Em 2004 o Grupo João Teimoso passou a ter sua sede no bairro da Boa Vista, um dos mais antigos (bicentenário) e tradicionais da cidade, no coração do Recife. O bairro foi cuidadosamente escolhido por ser um local central para os alunos e integrantes vindos dos diversos pontos da região metropolitana e, também, por ter um grande centro comercial e financeiro, além de grande concentração de escolas, universidades, clínicas, hospitais, sindicatos, espaços de lazer e por ser palco casual de artistas, comerciários, operários, estudantes, ambulantes, homens, mulheres, jovens e crianças. Nestes dez anos, mais de 1000 pessoas já passaram pelo Espaço Cultural João Teimoso como alunos das oficinas oferecidas e na busca de formação e aprimoramento em teatro e dança.

Como sempre lutou pela democratização e por uma maneira da política cultural se tornar mais ampla e justa, em 2005, Oséas Borba Neto, diretor do Grupo, foi eleito, representando Pernambuco, na Câmara Setorial de Teatro. No mesmo ano, o grupo participou do segundo edital de pontos de cultura, com o então projeto que já existente. Logo, o Grupo foi um dos quatro grupos habilitados e não conveniados. Em 2010, ao participar do terceiro edital de pontos de cultura, o Grupo João Teimoso passou pelo mesmo processo, passou pela primeira etapa sendo habilitado mas, também, não conveniado na segunda.

Sem esmorecer e reconhecido por manter sua postura ética, o diretor do João Teimoso foi eleito representante nacional do teatro. Reconhecida a luta do grupo pernambucano, em 2006 o núcleo infantil do Grupo João Teimoso, voltado para crianças de seis a 12 anos, foi contemplado pelo Prêmio Miryam Muniz de Teatro, pela Funarte - instituição de apoio e fomento à arte vinculada ao Ministério da Cultura – com a peça Bonezinho Vermelho, com texto de Oséas Borba Neto, direção de Mônica Maria e assistência de Roberta Manoela. Em seguida, o núcleo adulto de teatro também foi contemplado com o prêmio. Desta vez, pela montagem do Espetáculo Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues.

Desde 2007, o Grupo João Teimoso representa as Instituições Não Governamentais do Recife e a sua produtora, a Borba Neto Produções Artísticas – ME, ocupa a suplência dos Produtores Culturais no Conselho Municipal de Política Cultural do Recife. Em 2009, ambos foram eleitos, novamente, pelos seus respectivos fóruns.

Para 2011, o Grupo João Teimoso de Teatro está cheio de mudanças. Uma delas é a montagem do espetáculo Hades, do autor teatral e roteirista Luiz Felipe Botelho, com direção de Oséas Borba Neto.

Parabéns ao Grupo João Teimoso, que tanto luta quanto encanta pela difusão da cultura pernambucana.

Mariângela Borba.

Jornalista/Produtora Cultural (DRT-PE: 4095)