quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

JANEIRO MÁGICO...




Era um fim de tarde ainda no final de novembro, não me lembro... Recebo uma mensagem de Oséas, me convidando para integrar o elenco do Sarau das Artes no Janeiro de Grandes Espetáculos. Eu fiquei pasma e respondi logo com um longo “SIIIIIMMMMMMM”.
Aquilo parecia coroar meses de esforço como simples aprendiz de comédia que sou e um filme passou pela minha cabeça. No dia 11 de agosto de 2012, eu e mais sete colegas levamos o Stand Up Comedy para o Sarau das Artes e a partir de então, o sarau passou a contar com mais esta linguagem artística em suas apresentações.
Mas aí, foi-me lançado um desafio. Seriam três sábados seguidos, com três apresentações e três textos diferentes. Até então, eu aprendera no workshop de Stand Up que um texto deveria ser trabalhado e retrabalhado. Mas como profissional da palavra que sou, aceitei o desafio e lancei três temas para me apresentar. Afinal de contas, não teria uma chance dessas outra vez, já que as grandes oportunidades só vêm uma vez na vida.
No primeiro dia, resolvi contar as histórias do meu bom e velho pai. Reconheço que foi mais uma homenagem a ele do que propriamente um texto de comédia. Mas se não fosse a veia cômica de meu painho, talvez eu nunca tivesse subido em um palco na minha vida. A presença de familiares, amigos e artistas queridos tornou esta noite mais do que especial e pra sempre registrada no coração.
Na semana seguinte, falei do que vivo no meu dia-a-dia, as redes sociais (ratinha de internet como sou). No último dia, resolvi falar de coisas que me assustam, preocupam e que acho feias, afinal, stand up é atitude e opinião... Paralelamente à minha aventura no Janeiro de Grandes Espetáculos, comecei uma nova trajetória artística: o curso de teatro no João Teimoso. Preciso dizer mais alguma coisa?
Só tenho a agradecer: a Deus e minha família, por tudo; ao Oséas e à turma do Grupo João Teimoso pela oportunidade; aos amigos queridos como Carlos Amorim, Evilásio Andrade, Luís Arcoverde, Fátima Braga entre outros artistas que marcaram presença e, finalmente ao público que foi nos prestigiar nas três noites. Eu costumo desejar boa sorte aos amigos dizendo “quebra tudo” e foi quebrando tudo que comecei 2013, consolidando o que realmente quero seguir. Obrigada.


Taís Paranhos
Jornalista, Comediante Stand Up e Aluna do curso de teatro do João Teimoso