sexta-feira, 25 de junho de 2010

OFICINAS UZYNAS UZONAS E DIONISÍACAS EM VIAGEM - TEATRO OFICINA NO RECIFE


DIONISÍACAS EM VIAGEM 2010

Em Recife : de 1 a 13 de julho


OFICINAS GRATUITAS EM RECIFE

Durante a turnê do Dionisíacas em Viagem, que o Teatro Oficina (SP) leva a Recife no mês de julho, todos os 57 técnicos, produtores e artistas grupo realizarão as Uzynas Uzonas, um novo conceito de oficinas, transformadas em vivências artísticas. O objetivo é intercambiar experiências, conhecimentos e sabedorias com os artistas de cada cidade, nas diversas áreas que fazem parte do jogo: direção e atuação, música, sonoplastia, iluminação, vídeo, arquitetura cênica e direção de arte, direção de cena, transmissão online e produção. Os atores que participarem da oficina de direção e atuação poderão ainda ser aproveitados nos coros dos quatro espetáculos encenados pela Cia Oficina em Recife – Taniko (07/07), Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!! (08/07), Bacantes (09/07) e O Banquete (10/07).

Em Recife, as Uzynas Uzonas serão realizadas de 02 a 05 de julho, sempre das 14h às 20h, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. As inscrições já estão sendo feitas na Biblioteca Nascedouro, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. Maiores informações podem ser conseguidas através do telefone (81) 3244-3325 – com Rogério e Daniel, pela manhã, e Rogério Vicios, Lina e Val, à tarde. São disponibilizadas apenas 40 vagas para cada uma das Uzynas.

Toda a experiência adquirida no processo das Uzynas Uzonas serão posteriormente utilizadas pelo núcleo da Universidade Antropófaga, projeto desenvolvido pelo Teatro Oficina que pretende criar no entorno de sua sede um local de educação e formação de jovens artistas. Enquanto isso não acontece, o time do Teatro Oficina que permanece na sede em São Paulo realiza o jogo das Oficinas Uzynas do Movimento Bixigão. Sendo assim, curadores, produtores, psicólogo, pedagogo e arte educadores iniciam o Trabalho Novo, com a preparação de corpo, voz, ritmo, dramaturgia, ecologia e todas as Artes com jovens do bairro do Bixiga, em aulas gratuitas e que têm como super objetivo tornar-se o núcleo da Universidade Antropófaga.

SERVIÇO:

UZYNAS UZONAS em RECIFE
Período: De 02 a 05 de julho de 2010, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, sem número, antigo Matadouro de Peixinhos).
Inscrições: Até 30 de junho de 2010, na Biblioteca Nascedouro, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. Maiores informações podem ser conseguidas através do telefone (81) 3244-3325.
Vagas: 40 vagas por oficina.
Valor: Gratuito

Obs. Cada pessoa poderá participar de uma única oficina. As Uzynas Uzonas de Teatro de Extádio serão realizadas por trabalhos práticos na montagem do Teatro de Extádio e de seus espetáculos. A parte teórica ficará a cargo de vários Corifeus do grupo e do diretor José Celso Martinez Corrêa. São Oficinas Uzynas Uzonas de práticas conjuntas, ligadas a tudo que abrange o Teat®o Total que vem sendo criado desde 1967, data histórica da estréia de “O Rei a Vela” de Oswald de Andrade, no Teat®o Oficina. As oficinas fazem parte do Dionisíacas em Viagem, um projeto com apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras, e envolve a realização de oficinas e apresentações teatrais gratuitas, além do Festival “Das Bandas do Oficina”. Em Recife, as peças serão apresentadas de 07 a 10 de julho no Teatro de Extádio (instalação itinerante), especialmente montado Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. Capacidade 2.000 lugares e com acesso para cadeirantes.

DESCRIÇÃO DAS OFICINAS

FIGURINO:
Os quatro espetáculos que serão apresentados: Taniko, O Banquete, As Bacantes e Cacilda!! terão seus figurinos montados nesta Oficina. A Figurinista irá orientar os alunos em cada peça utilizada, a fim de possuir um resultado prático e funcional ao término das aulas.

VIDEO/ TRANSMISSÃO ON LINE:
Estes trabalhos são para os interessados em Cinema Digital ligado às artes cênicas de atuação, e à Internet – Transmissão Direta dos espetáculos. O Diretor do Site do Oficina Uzyna Uzona, que fará as transmissões diretas dos espetáculos, trabalhará com os que quiserem atuar neste processo. Os candidatos destas oficinas Uzynas Uzonas terão a iniciação na montagem das estruturas dos telões. Os interessados devem levar suas câmeras: domésticas, profissionais, celular e etc.

PRODUÇÃO E ADMINISTRAÇÃO:
Os interessados em Produção e Administração deste mega empreendimento, iniciar-se-ão pelos Produtores e Administradores da equipe.

DIREÇÃO DE CENA (TRAQUITANAS/CONTRA REGRAGEM/MAQUINÁRIO):
Os interessados em contra regragem serão iniciados pelos Diretores de Cena e terão acesso ao trabalho de contra regragem dos elementos descartáveis ou na reparação de objetos, assim como no jogo cênico, no futebol destas funções na cena do Teatro de Estádio.

SONOPLASTIA:
O Teatro Oficina é conhecido pela sua vivência audaciosa e inovadora em todos os sentidos do fazer arte. A oficina de sonoplastia permite que o candidato tenha a oportunidade de experimentar uma sonoplastia diferente e extremamente profissional em um espaço alternativo. Vários microfones e mais uma banda musical funcionam ao mesmo tempo. Magia? Não…Tecnologia!!! Confira.

ILUMINAÇÃO:
Esta Oficina terá uma associação direta com a Oficina de Vídeo e Transmissão. Serão trabalhadas as montagens dos refletores, a operação de luz e as mudanças específicas para cada espetáculo.

ATUAÇÃO/DIREÇÃO/ MUSICA:
Esta área é o centro irradiador da ação estética e técnica dos espetáculos. Tem como base a Física-Anímica e a prática de trabalhos de corpo, visando a transformação da anatomia na desconstrução do corpo sedentário, careta, ou tipo “Malhação”, em busca do Corpo Elétrico–Corpo Atuador de jogador de Teatro.

CENOGRAFIA/ ARQUITETURA CÊNICA/ OBJETOS DE CENA:
Os interessados no que o teatro tradicional chama de cenografia, e nós de território ou arquitetura cênica, irão juntamente com os arquitetos que estão criando as estruturas do Teatro de Estádio e os criadores dos Objetos (Bolas do Jogo) Cênicos, participar de ensinamentos sobre a complexidade cênica de um novo Teatro de Estádio e de suas alegorias, objetos de cena, assim como do que influenciam visualmente nas “marcas” de divulgação dos espetáculos e nos libretos das óperas de Carnaval.