quarta-feira, 9 de junho de 2010

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA: PALESTRA COM O PROFESSOR GRATUITA

A São Paulo Companhia de Dança, criada em janeiro de 2008, pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e instituída como equipamento cultural desta secretaria, apresenta-se no Recife nos dias 01 e 02 de julho, no Teatro de Santa Isabel com três obras de seu repertório: Passanoite, de Daniela Cardim; Gnawa, de Nacho Duato e Tchaikovsky Pas de Deux, de George Balanchine (releases completos abaixo).

As apresentações de Passanoite, de Daniela Cardim; Gnawa, de Nacho Duato e Tchaikovsky Pas de Deux, de George Balanchine acontecem no Teatro de Santa Isabel nos dias 01 e 02 de julho. Na cidade também serão realizados oficinas dança clássica e técnica de Martha Graham, apresentações especiais para estudantes e palestra para o professor

CORPO A CORPO COM O PROFESSOR | Palestra com Inês Bogéa

O projeto Corpo a Corpo foi concebido para aprofundar o contato entre o público e o universo da dança. A palestra, que é acompanhada da projeção de um documentário produzido especialmente para o programa, oferece uma abordagem multidisciplinar dessa arte, utilizando-a como tema ou elemento para atividades educativas e de sensibilização tanto para o ensino regular quanto para ações de arte-educação, educação inclusiva e ensino de artes.

Nesse encontro os participantes recebem o DVD exibido, acompanhado de material impresso com explicações e sugestões de atividades para os alunos em sala de aula. A diretora da São Paulo Companhia de Dança e ex-bailarina do Grupo Corpo, Inês Bogéa, coloca de maneira clara e viva a importância da dança no dia a dia de professores e estudantes. Os participantes também recapitulam como a dança pode fazer parte do cotidiano de alunos e professores. Esse material visa dar maiores ferramentas para que os professores possam dialogar com o universo da dança abordado pela São Paulo Companhia de Dança. O encontro é uma ocasião de diálogo direto entre o educador e a São Paulo Companhia de Dança, com espaço para perguntas e sugestões.

A COMPANHIA

A São Paulo Companhia de Dança, que tem como diretoras Iracity Cardoso e Inês Bogéa, tem a atribuição de tornar a dança cênica acessível ao grande público, por meio de espetáculos, programas educativos e de formação de plateias. Procura, assim, desenvolver projetos de integração entre a dança e outras áreas do conhecimento, criando espaços para debates e discussões, com vistas ao público acesso à cultura, à formação dos estudantes e ao aperfeiçoamento dos profissionais da dança. Para tanto, a Companhia atua em três vertentes interligadas difusão (produção e circulação de espetáculos), formação (atividades educativas) e registro e memória.

Serviço:

Local: Salão Nobre do Teatro de Santa Isabel

Endereço: Praça da República, s/n, Santo Antonio – Recife/PE Contato: 81.3232.2939

Quando: 02 de julho de 2010 (sexta-feira)

Horário: 10h às 12h

Final: Certificado de Participação e DVD


OFICINAS PARA BAILARINOS

Workshop: Recife

Dia 02 de julho de 2010 (sexta-feira)

Horário: 09h às 10h30min – Técnica de Ballet Clássico Lars Van Cauwenbergh

10h30min às 12h – Técnica de Martha Graham – Daniela Strasi

Local: Studio de Danças

Endereço: Rua das Pernambucanas, 65, Graças – Recife/PE

Contato: 81.3231.4884

Além das apresentações dos espetáculos do repertório da Companhia, a São Paulo Companhia de Dança promove no Recife duas oficinas para bailarinos: balé clássico, com Lars van Cauwenbergh e técnica de Martha Graham, com Daniela Stasi. Cauwenbergh é professor e ensaiador da São Paulo Companhia de Dança e, em sua aula, apresenta um panorama da técnica de balé clássico usada em uma companhia profissional. Já Daniela, também professora e ensaiadora da Companhia, apresenta os conceitos desenvolvidos por Martha Graham – uma das pioneiras da dança moderna americana. A aula é feita com os pés descalços e é dividida em três etapas: solo, centro e diagonais. Tendo como eixo central a contração e “release” da região pélvica, associada à inspiração e à expiração, os movimentos se desdobram pela coluna, chegando às extremidades.

Daniela Stasi nasceu em Salvador, formou-se em dança na Universidade Federal da Bahia, em Dance Movement Therapy na New York University e no método Pilates na Pilates Studio. Foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo (1981-1983) e da Martha Graham Dance Company (1985-1993). No Brasil, trabalhou com Maria Duschenes, Klauss Vianna, Ruth Rachou, entre outros. Já atuou como professora no Balé da Cidade de São Paulo e no Centro Cultural São Paulo. Hoje é professora e ensaiadora da São Paulo Companhia de Dança.

Lars van Cauwenbergh nasceu na Antuérpia, Bélgica, e se formou na Escola Superior de Dança. Aos 17 anos ingressou no Royal Ballet de Flanders, onde se tornou primeiro bailarino aos 18 anos. Atuou no English National Ballet e no Ballet der Stadtstheater Wiesbaden. Entre as companhias onde se apresentou como convidado estão Theatre du Capitole Toulouse, Paris Opéra, La Scala Milano e Deustche Oper Berlin. Dançou os principais papéis em obras de Balanchine, Kylián, Béjart, Bournonville, Nureyev, entre outros. Depois de encerrar carreira de bailarino, passou a lecionar nas principais companhias da Europa. Foi assistente de direção da Cia. de Dança Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Hoje é professor e ensaiador da São Paulo Companhia de Dança.