quarta-feira, 30 de junho de 2010

TURNÊ DO TEATRO OFICINA CHEGA A RECIFE COM O CARRONAVAL DAS DIONISÍACAS

Atuadores do Teatro Oficina (SP) apresentam Taniko, Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!!, Bacantes e O Banquete, em sessões gratuitas para 2 mil pessoas

Com um projeto superlativo, o time de atuadores do Teatro Oficina chega a Recife sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa para apresentar quatro peças (todas inéditas na capital pernambucana) que integram a turnê nacional do Dionisíacas em Viagem. O projeto tem apoio do Ministério da Cultura e manutenção da Cia Oficina pela Petrobras e envolve a realização de oficinas e apresentações teatrais gratuitas. As peças acontecem de 07 a 10 de julho no Teatro de Extádio (instalação itinerante montada na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos), enquanto as oficinas serão realizadas nos dias 02, 03, 04, 05 e 11 de julho, sempre das 14h às 20h, no mesmo local. Todos os espetáculos de teatro são gratuitos, com sugestão de doação voluntária de 1kg de alimento ou um brinquedo (para a peça Cacilda!!, a sugestão é que se leve uma flor).

O projeto Dionisíacas em Viagem chega à capital pernambucana depois de estrear no final de maio em Brasília, com enorme sucesso. A apresentação em Recife acontece após ter passado por Salvador e precede as sessões que acontecerão ainda este ano em Belém do Pará, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Manaus – onde será apresentado na Arena do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, com capacidade para 25 mil pessoas. Apesar de estar acostumado com turnês grandiosas – o Teatro Oficina esteve em Recife em setembro de 2007 com os cinco espetáculos que compõe “Os Sertões” –, esta é a primeira vez que o grupo vivencia uma experiência dessa magnitude.

São 29 músicos, atores e assistentes da companhia em cena, numa equipe que engloba mais de 100 pessoas em todo o Brasil. Somente O time que viaja na turnê (formado por técnicos, produtores e artistas) conta com 57 pessoas. Em cada cidade visitada, um teatro/instalação (chamado de Teatro de Extádio) com capacidade para 2 mil pessoas é construído, abrigando uma estrutura de duas toneladas de equipamento de som, 150 refletores, telões, dez projetores de vídeo, tendas de camarins e área de convivência para comidas e bebidas. O “Carronaval das Dionisíacas” é composto ainda por uma equipe de vídeo (responsável pelas gravações e projeções durante as peças) e outra de web, já que todos os espetáculos são transmitidos ao vivo pelo site www.teatroficina.com.br.

NOTAS PARA ROTEIRO:

Taniko, o Rito do Mar – Espetáculo baseado em peça de Zeami (1363 a 1443), dramaturgo e dançarino japonês criador do Teatro Nô. Numa recriação de Luis Antonio e José Celso Martinez Corrêa, esse rito foi transformado na primeira viagem dos imigrantes japoneses ao Brasil, na forma de um musical para o público de todas as idades. A peça narra uma viagem de iniciação, trazendo num barco o menino Kogata (Ariclenes Barroso). Ele arrisca-se ao deixar a mãe (Luiza Lemmertz) doente no Japão e seguir para o Brasil, sabendo da lei que estabelece deixar no caminho quem for tomado de exaustão ou ficar doente. Kogata revela não suportar o cansaço da viagem e exige que os companheiros o apunhalem e lhe joguem morto no mar, pois não quer morrer só. Cumpre-se o rito, apesar do Mestre Waki (Marcelo Drummond) tentar impedir. Depois do feito, apaixonado pelo discípulo, Waki invoca o poder de Zeame (Zé Celso), o criador do Nô, que os ajuda a tirar Kogata dos braços do mar.

Data: Dia 07 de julho.

Local: Teatro de Extádio – Montado na


Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, sem número, antigo Matadouro de Peixinhos).

Capacidade 2.000 lugares. Acesso para cadeirantes.

Horário: 20h.

Duração: 1h40, sem intervalo.

Ingresso: Gratuito (A produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível ou um brinquedo). Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início do espetáculo, no local.

Recomendação etária sugerida: 16 anos.

Elenco: Cia Oficina (ver relação abaixo).

Estrela Brazyleira a Vagar - Cacilda!! Segunda parte da tetralogia que narra a vida e a obra da atriz

Cacilda Becker (interpretada pela atriz Anna Guilhermina), a peça dirigida por Zé Celso Martinez Corrêa fala sobre os bastidores do teatro brasileiro, na década de 1940, para traçar um painel da história do Brasil sob o ponto de vista de uma artista. Traz na sua dramaturgia a ascensão de Cacilda no teatro entre artistas da é

poca, como Grande Othelo, Ziembinski, Maria Jacinta, Raul Roulien, Jorge Amado, Bibi Ferreira, Maria Della Costa e Sérgio Cardoso. Mostra ainda o encontro da geração de diretores como Ziembinski, Turkov, Wylli Keller, refugiados do nazismo, com a geração de Cacilda e o Teatro Experimental do Negro, criado por Abdias do Nascimento.

Data: Dia 08 de julho.

Local: Teatro de Extádio – Montado na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, sem número, antigo Matadouro de Peixinhos).

Horário: 18h.

Duração: 6h, com um intervalo.

Ingresso: Gratuito (A produção sugere que cada pessoa leve uma flor, para ser utilizada durante a apresentação). Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início do espetáculo, no local.

Recomendação etária sugerida: 16 anos.

Elenco: Cia Oficina (ver relação abaixo).

Bacantes – Uma das mais conhecidas – e polêmicas – obras do Teatro Oficina, Bacantes reconstitui o ritual de origem do Teatro em 25 cantos e cinco episódios. Com música composta por Zé Celso (que também assina a autoria e direção), a última tragédia grega conhecida – Bakxai (406 a.C.), de Eurípides –, é encenada como ópera de Carnaval para cantar o nascimento, morte e renascimento de Dionysios, deus do Teatro, do vinho, do Carnaval. O espetáculo mostra a chegada de Dionysios (Marcelo Drummond), filho de Zeus (Hector Othon) e da mortal Semelle (Anna Guilhermina), em sua cidade natal, TebaSP, que não o reconhece como Deus. Trava-se o embate entre o prefeito de Tebas Penteu (Fred Steffen), filho de Agave (Cellia Nascimento), que tenta proibir a realização do Teatro dos Ritos Báquicos oficiados por Dionysios e o Coro de Satyros e Bacantes nos morros da capital Tebas, governada por Kadmos (Hector Othon) – mudando para sempre a história daquela cidade. Com autoria e direção de Zé Celso, Bacantes teve sua primeira montagem em 1995, sempre atraindo multidões por onde passou. A nova versão foi lançada em 2009, pelo Sesc São Paulo. É a peça que inspirou a atual arquitetura do Oficina, dos arquitetos Lina Bo Bardi e Edson Elito, no Bixiga, em São Paulo, com sua fonte, jardim, teto-móvel e uma imensa janela que se abre para o céu e uma pista ladeada de arquibancadas.

Data: Dia 09 de julho.

Local: Teatro de Extádio – Montado na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, sem número, antigo Matadouro de Peixinhos).

Horário: 18h.

Duração: 6h, com dois intervalos.

Ingresso: Gratuito (A produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível ou um brinquedo). Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início do espetáculo, no local.

Recomendação etária sugerida: 16 anos.

Elenco: Cia Oficina (ver relação abaixo).

O Banquete – Recriação do clássico diálogo de Platão sobre Eros, o Amor, o texto de Zé Celso é feito em forma de versos musicados. Agatão (Marcelo Drummond), grande ator grego, acaba de encenar as Bacantes no Teatro de Estádio e recebe seus convidados, entre eles os filósofos Sócrates (Zé Celso), Aristófanes (Rodolfo Dias Paes), Diotima (Camila Mota), Erixímaco (interpretado pelo ator pernambucano Anthero Montenegro) e o poeta Fedro (Lucas Weglinski) e Alcebíades (Fred Steffen), entre outros, para um banquete regado de vinho em sua casa onde vão cantar o Amor, Eros. Nesse ambiente, incorporam personagens da mitologia grega: Orpheu, Eurídice e Zeus; além de Jesus e Iemanjá. A peça foi montada a convite do Festival de Zagreb, na Croácia e em junho de 2009 iniciou temporada no Teatro Oficina. Durante a apresentação, o público tem a possibilidade de comprar (e beber) vinho oferecido pela produção.

Data: Dia 10 de julho.

Local: Teatro de Extádio – Montado na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, sem número, antigo Matadouro de Peixinhos).

Horário: 20h.

Duração: 3h45, sem intervalo.

Ingresso: Gratuito (A produção sugere a doação de 1Kg de alimento não perecível ou um brinquedo). Os ingressos serão distribuídos duas horas antes do início do espetáculo, no local.

Recomendação etária sugerida: 16 anos.

Elenco: Cia Oficina (ver relação abaixo).

Uzynas Uzonas – Oficinas/vivências artísticas ministradas por técnicos, produtores e artistas do Teatro Oficina (SP). O objetivo é intercambiar experiências, conhecimentos e sabedorias com os artistas de Salvador, nas diversas áreas que fazem parte do jogo cênico: direção e atuação, música, sonoplastia, iluminação, vídeo, arquitetura cênica e direção de arte, direção de cena, transmissão online e produção. Os participantes das oficinas serão aproveitados nos quatro espetáculos encenados pela Cia Oficina em Recife, entre os dias 07 e 10 de julho.

Período: De 02 a 05 de julho de 2010, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos (Av. Brasília, sem número, antigo Matadouro de Peixinhos).

Inscrições: Até 29 de junho de 2010, na Biblioteca Nascedouro, sempre das 9h às 12h e das 14h às 17h. Maiores informações podem ser conseguidas através do telefone (81) 3244-3325.

Vagas: 40 vagas por oficina.

Valor: Gratuito


FOTOS DE: Renato Mangolin


O Teatro Oficina tem:

www.teatroficina.com.br

http://www.youtube.com/tvuzyna

http://twitter.com/teatroficina

http://qik.com/teatroficina

http://www.facebook.com/uzyna.uzona

http://blog.teatroficina.com.br/